ECONOMIA

IBGE aponta aumento do desemprego no Brasil

Cerca de 8,5 milhões de pessoas estão desocupadas, segundo dados recentes

Ipolítica

Pesquisa aponta aumento na taxa de desemprego.
Pesquisa aponta aumento na taxa de desemprego. (Reprodução/Imirante)

BRASÍLIA - O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) reportou que a taxa de desemprego no Brasil atingiu 7,8% no trimestre finalizado em fevereiro deste ano, conforme informações divulgadas na manhã de quinta-feira, 28 de março. Este índice é derivado da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua.

A comparação com o trimestre anterior, de setembro a novembro, mostra um aumento na taxa de desocupação, que estava em 7,5%. Quando comparado ao mesmo período do ano anterior, 2023, onde o índice era de 8,6%, nota-se uma variação. Os resultados obtidos estão alinhados com as expectativas do mercado financeiro para o trimestre em análise.

A pesquisa revelou que o total de pessoas desocupadas no país cresceu 4,1% em relação ao trimestre anterior, alcançando a marca de 8,5 milhões de indivíduos. Esse incremento representa a primeira alta observada desde o trimestre concluído em abril de 2023. Em comparação com o ano anterior, há uma diminuição de 7,5% no número de desocupados.

No período entre dezembro e fevereiro, a PNAD Contínua indicou que a população ocupada se manteve estável, totalizando 100,2 milhões de pessoas. Houve um aumento de 2,2% na ocupação ao longo do ano, o que representa a inclusão de mais 2,1 milhões de pessoas no mercado de trabalho.

Segundo o IBGE, a elevação observada na taxa de desemprego pode ser atribuída principalmente ao crescimento na busca por emprego no país.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.