Prevenção

Vacina contra HPV está disponível nos postos de saúde

Utilizada na prevenção do câncer de colo do útero, a vacina contra o HPV passou a ser ofertada, gratuitamente, pelo SUS.

Imirante.com, com informações da Agência Saúde

Atualizada em 27/03/2022 às 11h55
(Reprodução)

SÃO LUÍS – Mais de três milhões de meninas já foram imunizadas contra o HPV em todo o país. O número representa 83% da meta do Ministério da Saúde, que é vacinar 4,1 milhões de adolescentes na faixa etária de 11 a 13 anos, até o fim do ano.

Utilizada na prevenção do câncer de colo do útero, a vacina contra o HPV passou a ser ofertada, gratuitamente, no Sistema Único de Saúde (SUS) para meninas de 11 a 13 anos, no último dia 10 de março. O esquema de vacinação é composto por três doses: a segunda será aplicada com intervalo de seis meses e a terceira, de reforço, cinco anos após a primeira dose. Em 2015, serão vacinadas as adolescentes de nove a 11 anos e, em 2016, começam a ser imunizadas as meninas que completam nove anos.

Quem ainda não vacinou pode ir aos postos de saúde durante todo o ano. A vacina contra HPV estará disponível nas 36 mil salas espalhadas pelo país.

HPV e câncer

A vacina contra HPV distribuída no SUS é a quadrivalente, que previne contra quatro tipos de HPV (seis, 11, 16 e 18). Dois deles (16 e 18) respondem por 70% dos casos de câncer de colo de útero, responsável atualmente por 95% dos casos de câncer no País.

O HPV é capaz de infectar a pele ou as mucosas e possui mais de 100 tipos. Do total, pelo menos 13 têm potencial para causar câncer. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 291 milhões de mulheres no mundo são portadoras do HPV, sendo que 32% estão infectadas pelos tipos 16, 18 ou ambos. No Brasil, a cada ano, 685,4 mil pessoas são infectadas por algum tipo do vírus.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.