Combate às fraudes

Previdência Social orienta segurados sobre como evitar novo golpe de estelionatários

De acordo com órgão, aposentados estão recebendo documentos falsos sobre suposta "Chamada para resgate".

Maurício Araya / <b>Imirante.com</b>

Atualizada em 27/03/2022 às 12h00

SÃO LUÍS – A Previdência Social fez um alerta a seus segurados sobre uma nova modalidade de golpe. De acordo com denúncias recebidas nos últimos meses, estelionatários enviam documentos falsos a segurados se passando por uma suposta "Auditoria Geral Previdenciária", convocando-os a uma "Chamada para resgate". Conforme o falso documento, os segurados teriam direito a um "resgate" de valores devidos a participantes de carteiras de pecúlio que teriam sido descontados da folha de pagamento como aposentadoria complementar.

Em nota oficial, a Previdência Social esclarece que "não entra em contato com seus segurados por meio desse tipo de correspondência, muito menos tem algum tipo de relação com planos de previdência complementar para segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)" e que "os benefícios que são pagos mensalmente pelo INSS são da previdência pública, contributiva por todos os trabalhadores filiados ao Regime Geral de Previdência Social". O órgão informa, ainda, que não solicita dados pessoais dos seus segurados por e-mail ou telefone, e, também, não realiza nenhuma forma de cobrança para realizar seus serviços.

Em caso de recebimento desse tipo de correspondência, a Previdência Social orienta que o segurado registre, imediatamente, um boletim de ocorrência na delegacia de Polícia Civil mais próxima e comunique o fato à Ouvidoria Geral da Previdência Social, por meio da Ouvidoria, pelo telefone 135, ou pela página eletrônica do Ministério da Previdência Social na internet.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.