Educação

Brasileiros disputam a Olimpíada Ibero-americana de Matemática

MCTI

Atualizada em 27/03/2022 às 12h03

BRASÍLIA - Estudantes brasileiros estão reunidos na Cidade do Panamá (Panamá) para participar da 28ª Olimpíada Ibero-americana de Matemática. A competição começou neste domingo (22) e segue até o dia 28, reunindo 22 países.

Rodrigo Sanches Ângelo (SP), Victor Reis (PE), Rafael Kazuhiro Miyazaki (SP) e Franco Matheus de Alencar Severo (RJ) formam o time brasileiro. O grupo, considerado veterano em competições de matemática, conquistou este ano três medalhas de prata e uma de bronze na Olimpíada Internacional de Matemática (IMO, na sigla em inglês), realizada na Colômbia, assegurando para o país a 28ª posição entre 97 nações participantes.

Os jovens serão acompanhados pelos professores Eduardo Wagner (RJ) e Pablo Ganassim (SP), que terão a função de corrigir e defender o trabalho dos estudantes ante o tribunal internacional de coordenação.

Para fazer parte da equipe, os candidatos devem ter como pré-requisito um bom desempenho na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) para, em seguida, participarem do processo de seleção, que inclui a resolução de listas de exercícios, além de uma bateria de provas seletivas. Os quatro alunos mais bem colocados, e que satisfazem as exigências do regulamento da olimpíada, conquistam as vagas.

A competição

Cada competidor fará duas provas de matemática nos dias 24 e 25. Os exames exigem dos concorrentes habilidades nas disciplinas da álgebra, teoria dos números, combinatória e geometria.

Retrospectiva

O Brasil é o país com maior número de medalhas conquistadas na competição até hoje. Desde 1985, ano em que iniciou a participação no evento, os brasileiros conquistaram 97 medalhas, sendo 50 de ouro, 36 de prata e 11 de bronze.

O país, também, conquistou, em três oportunidades, a Taça Porto Rico, outorgado desde 1990 pela delegação de Porto Rico ao país com o maior progresso na competição.

A participação brasileira na Olimpíada Ibero-americana de Matemática é organizada pela Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), iniciativa que desempenha um importante papel em relação à melhoria do ensino e descoberta de talentos para a pesquisa em matemática nas modalidades de ensino fundamental, médio e universitário nas instituições públicas e privadas de todo o país.

A OBM é uma iniciativa conjunta do Instituto Nacional de Matemática Pura Aplicada (Impa/MCTI) e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Tem o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social do MCTI, do Ministério de Educação (MEC) por intermédio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática (INCT-Mat).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.