Em Belágua

Produtividade da macaxeira salta após recomendações técnicas

Na primeira colheita, foram colhidas quase 30 toneladas por hectare, sendo que a produtividade média no Maranhão é de 8,5 toneladas por hectare.
Imirante.com, com informações da Embrapa11/09/2019 às 17h02
Produtividade da macaxeira salta após recomendações técnicasA transferência de tecnologia da Embrapa é realizada em parceira com a Agerp e Secretaria Municipal de Agricultura de Belágua. ( Foto: Divulgação / Empbrapa)

BELÁGUA - Este ano, o município de Belágua-MA já colhe os resultados do investimento em tecnologia Embrapa na produção de macaxeira. Na primeira colheita, foram colhidas quase 30 toneladas por hectare, sendo que a produtividade média no Maranhão é de 8,5 toneladas por hectare. Espera-se para a próxima colheita, ainda mais aumento na produtividade. A transferência de tecnologia da Embrapa é realizada em parceria com os técnicos da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (AGERP) e com a Secretaria Municipal de Agricultura de Belágua.

Para se checar a esse resultado, foi implantado experimento para avaliação de cinco cultivares de mandioca de duas procedências, duas biofortificadas recomendadas pela pesquisa (BRS Dourada e BRS Jari) e três indicadas pelos produtores locais (Folha larga, Talo vermelho e Pão). As cultivares foram testadas em quatro sistemas de plantio: monocultivo, consórcio com cultivar de caupi bioforticada BRS Aracê, consórcio com cultivar de milho biofortificada BRS 4104 e consórcio com leguminosa de cobertura no caso Crotolaria juncea.

O projeto, executado com recursos oriundos da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico do Maranhão (FAPEMA) e com parceria técnica da Prefeitura Municipal de Belágua, inclui a instalação de sistema de irrigação na área experimental para garantir a produção das culturas. Todos os tratos culturais (capina, adubação, controle de pragas e doenças) são realizados conforme necessidade das culturas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal no Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99209-2383.

© 2019 - Todos os direitos reservados.