Turismo

Barreirinhas está incluída no projeto 'Caminhos do Sabor'

Projeto da Abrasel confirma a cidade como importante destino turístico do Maranhão.

O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 12h45

BARREIRINHAS - O município de Barreirinhas está incluído no projeto "Caminhos do Sabor", cujo objetivo é aumentar a competitividade dos principais destinos turísticos do Brasil por meio da gastronomia e atrair maior fluxo de visitantes para o local. Das 75 cidades indutoras do turismo, 44 delas já concluíram todas as fases e 31 estão em andamento.

Este ano, muitas cidades passaram a integrar o circuito, entre elas Barreirinhas. A previsão de conclusão das cinco etapas do projeto em todos os 75 destinos é para abril de 2011.

"Caminhos do Sabor" visa, além da valorização dos atrativos da culinária e a capacitação profissional, à melhoria da gestão financeira de cada bar e restaurante envolvido. A iniciativa é uma parceria entre a Associação Brasileira de bares e Restaurantes (Abrasel), o Ministério do Turismo (MTur) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Etapas

Realizado em cinco etapas, o projeto se estende por oito meses e contemplará, até o fim do projeto, cerca de 2.900 empresas em cinco destinos turísticos brasileiros. Na primeira, intitulada Envolvimento de Lideranças Locais, é formado um grupo de lideranças por representantes de empresários, poder público, agências de desenvolvimento e da sociedade civil.

Os participantes precisam desempenhar a função de coordenação estratégica do projeto, definir a localidade geográfica atendida pelas ações, identificar e mobilizar as empresas nos procedimentos de pesquisa e desenvolvimento empresarial e na elaboração de um plano de ação.

Na segunda, Pesquisa de Oferta e Demanda, é realizada uma análise de produtos e serviços relacionados ao setor de alimentação fora do lar, sob a ótica da “comida do lugar”, com base no desejo dos turistas e consumidores locais. Na terceira, Plano de Ação do Destino, ocorre a apresentação dos resultados da pesquisa para o grupo de governança e a construção de um plano de ação para o destino a partir da análise das informações.

Já na quarta etapa, Lançamento Oficial, são convidadas autoridades, trade turístico, imprensa e empresários do setor. Também são apresentados os empresários o projeto e a adesão das empresas – aproximadamente 40 por localidade.

A última, Desenvolvimento Empresarial, envolve cursos, treinamentos em qualidade no atendimento, gestão financeira e manipulação de alimentos e segurança alimentar, além da tradução de cardápios para o inglês e espanhol e consultoria individualizada para melhoria geral dos estabelecimentos.

Diferencial

Os principais destinos turísticos do mundo, como França, Espanha, México, Japão e Itália, trabalham a gastronomia como diferencial competitivo. No Brasil, muitas cidades também se destacam pela sua culinária, como é o caso das históricas e das litorâneas, como Barreirinhas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.