Investigação

Segundo caso de recebimento de 'semente misteriosa' é registrado no Maranhão

Sementes foram recebidos por uma moradora do bairro Flora Rica, localizado em Balsas, cidade a 810 km de São Luís.

Imirante.com, com informações da TV Mirante

- Atualizada em 27/03/2022 às 11h06
Sementes misteriosas chegaram pelos Correios na casa de uma moradora de Balsas.
Sementes misteriosas chegaram pelos Correios na casa de uma moradora de Balsas. (Foto: Reprodução / TV Mirante)

BALSAS - Mais um caso de recebimento das 'sementes misteriosas' foi notificado pela Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged-MA), em Balsas, cidade a 810 km de São Luís. Este é a segunda notificação no Maranhão em menos de uma semana.

Saiba mais:

Maranhão registra primeiro caso de recebimento de 'sementes misteriosas''

As sementes foram recebidos por uma moradora do bairro Flora Rica, localizado na periferia de Balsas. Segundo ela, as sementes chegaram pelos Correios há cerca de 15 dias e foram plantadas em um único jarro. Com as notícias sobre o caso divulgadas na imprensa, a mulher reconheceu o produto e procurou a sede da Aged em Balsas, que recolheu o material. No envelope, o produto teria sido enviado da China.

Uma equipe do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que está na região realizando um trabalho de fiscalização, também recolheu as sementes que devem passar por análise.

De acordo com Cláudia Sponholz, chefe de inspeção, fiscalização e sanidade vegetal do Mapa, a orientação é que assim que o produto for recebido pelos Correios, ele não deve ser aberto ou plantado, já que as sementes não são naturais do Brasil e podem causar danos as produções.

"A orientação mais importante que nós damos é que essas pessoas não abram essa sementes e não plante. Que ela guarde na própria embalagem de onde ela veio, que coloque inclusive o envelope dos Correios no qual veio essa semente. Que ela deixe guardada já que é muito importante que a gente possa identificar pelo código de barras e pelo envelope de onde ela está vindo e qual a origem dessa semente. O mais importante é não abra e não plante. Quanto mais próximo de uma área produtora, como a região de Balsas, mais risco tem de introdução de alguma praga, alguma planta daninha, que não é natural do Brasil e que possa vir a contaminar alguma produção do Brasil", explicou Cláudia Sponholz.

A Aged reforçou que nos 13 municípios da região sul do Maranhão existem escritórios da agência nos quais as sementes podem ser recebidas. A pasta reforça que as sementes não devem ser plantadas ou jogadas em lixo comum, já que podem estar contaminadas.

Outro caso

O primeiro caso foi registrado, nessa terça-feira (6), na capital maranhense. Segundo informações da Aged, o pacote foi recebido pelos Correios por uma moradora do bairro São Francisco, em São Luís. A mulher afirmou que recebeu o produto sem ter feito nenhuma compra ou solicitação. Ao perceber que se tratava das sementes, ela encaminhou o pacote sem violação, para o setor de Defesa e Inspeção Vegetal da Aged.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.