Homicídio

Disputas por terras resulta em assassinato de camponês em Arari

Neste ano, cinco pessoas já foram mortas em conflitos no campo, no Maranhão.

Imirante.com, com informações da TV Mirante

Atualizada em 26/03/2022 às 19h15
João de Deus Moreira Rodrigues morreu na porta de casa.
João de Deus Moreira Rodrigues morreu na porta de casa. (Foto: Reprodução/TV Mirante)

ARARI - Um camponês, de 51 anos, foi morto a tiro por dois pistoleiros na zona rural do município de Arari, na última sexta-feira (29). A vítima foi identificada como João de Deus Moreira Rodrigues.

Ele morreu na porta de casa. A Polícia Civil informou que intimou pessoas em Arari estão sendo feitos os levantamentos para que os exames periciais necessários sejam solicitados.

Assim como João de Deus, no dia 2 de julho deste ano, o também camponês Antônio Gonçalo Diniz, de 70 anos, foi assassinado por dois pistoleiros em Arari.

Segundo investigações a motivação de execuções como estas tem sido a disputa pela posse de terras na região. Segundo o secretário estadual de Política Agrária da Federação dos Trabalhadores Rurais e Agricultores do Maranhão (Fetaema-MA), Edimilson Costa da Silva, em 2021 cinco pessoas já foram mortas em conflitos no campo, além de uma tentativa de homicídio ocorrida em Alto Alegre no mês de julho.

E ainda, no dia 18 de junho, Reginaldo Alves e Maria da Luz foram assassinados na zona rural do município de Junco do Maranhão.

A Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) informou que tem atuado na resolução dos conflitos no campo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.