Museu

Museu Histórico de Alcântara completa 35 anos

Em comemoração, o Museu lançou um website inédito no estado e ainda, um selo.

Imirante, com informações da Secom

Atualizada em 27/03/2022 às 12h05

SÃO LUÍS- O Museu Histórico de Alcântara (MHA) comemorou 35 anos de existência, nesta terça-feira (6). A comemoração aconteceu na sede do Museu, no município de Alcântara (a 66 Km de São Luís), com o lançamento de um website inédito no estado e ainda, à emissão pelos Correios de 1.200 exemplares do selo personalizado e do carimbo em homenagem à data

Entre as autoridades presentes à solenidade, os secretários de Estado da Cultura, Olga Simão; de Turismo, Jura Filho; o prefeito de Alcântara, Domingos Araken; o diretor do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), tenente-coronel César Demétrio; a diretora do Museu de Alcântara, Lia de Macêdo Braga; a presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Científico do Maranhão (Fapema), Rosane Guerra; e a gerente dos Correios no Maranhão, Socorro Lisboa.

A secretária Olga Simão esboçou aos convidados, na sua maioria formada por estudantes alcantarenses, as mais recentes atividades culturais implementadas pelo Governo do Maranhão como a I Mostra Estadual de Literatura, a I Coletiva – Traços do Maranhão, a entrega da reforma completa da Biblioteca Benedito Leite e a 11ª edição da Agenda Cultura.

“No aniversário dos 35 anos desta instituição museológica, estamos felizes em poder presentear a população com o Museu Histórico Virtual de Alcântara, abrigada no site do Museu de Alcântara. Agradeço a todos os parceiros, à Prefeitura de Alcântara, à direção do CLA, à Fapema, aos Correios, pelo selo e o carimbo que fazem desta comemoração um dia muito especial”, afirmou a secretária da Cultura, Olga Simão.

O prefeito de Alcântara, Domingos Araken, disse estar grato pelas parcerias que têm realizado com o Governo do Maranhão, por meio das Secretarias da Cultura e de Turismo. Lembrou os incentivos provenientes dos festejos juninos da cidade, das consultorias prestadas e da atenção que vem recebendo dos governos federal e estadual. “Alcântara, por ser uma cidade cultural e turística, celebra o aniversário de 35 anos do Museu de Alcântara com a certeza de que nossa memória e a nossa cultura serão preservadas”.

Museu de Alcântara Virtual

O projeto do endereço eletrônico do Museu Histórico de Alcântara, cuja elaboração e execução durou mais de seis meses, foi desenvolvido pelo fotógrafo Albani Ramos, designer Raquel Noronha, equipe da Zona 5 e contou com o apoio do Edital da Fapema para a execução e conclusão do trabalho tecnológico. O site www.museuhistoricodealcantara.ma.gov.br contém plataformas móveis, HDML 5, formato bilíngue e elementos extraídos do próprio prédio histórico e seu acervo.

Quanto às inovações tecnológicas propostas pelo Projeto Museu Histórico Digital de Alcântara, os serviços oferecidos pelo museu que incluem acessos ao site, ao acervo digitalizado do museu, a documentos digitalizados, ao histórico e ficha técnica de todo o acervo do museu, às exposições que passarem pelo museu, à programação, eventos, informações culturais, administrativas, ouvidoria, acrescentando também um passeio virtual de 360º por todas as dependências do museu.

Para a diretora do MHA, Lia Braga, as melhorias na atratividade por meio do web site do Museu Histórico deAlcântara promoverá a divulgação do acervo e eventos, pois possibilitará o acesso digital aos documentos e peças, com suas especificações e o seu histórico. “Todos esses elementos farão com que o Museu Histórico de Alcântara seja ainda mais atraente e cumpra de maneira mais efetiva com o seu papel institucional”, acrescentou.

O secretário de Turismo, Jura Filho, ressaltou o trabalho constante e seguro da Secma por dar visibilidade às ações culturais desenvolvidas pelo órgão ao salientar a importância da internet. “O lançamento deste website é um marco para o estado porque levará o museu virtual a toda parte do mundo. Trata-se de uma poderosa ferramenta de atração não apenas cultural, mas também turística, pois quem conhece o museu pelo site quer vim vê-lo de perto e, por conseguinte, acaba conhecendo este rico patrimônio dos maranhenses que é a cidade de Alcântara”, destacou Jura Filho.

Selo e carimbo do museu

Na cerimônia, aconteceu de lançamento do selo personalizado e do carimbo comemorativo aos 35 anos do MHA. No ato, a secretária Olga Simão fez a primeira obliteração, colocando desta forma em circulação nacional 1.200 selos alusivos à data. O carimbo permanecerá na agência dos Correios de Alcântara até 2 de setembro de 2013, sendo usado em todas as correspondências postadas.

“Vamos levar o nome do Museu de Alcântara para o Brasil e o mundo. Em seguida, exemplares do selo e o carimbo serão encaminhados ao Museu Nacional dos Correios, em Brasília, tornando perpétua e honrosa esta comemoração dos 35 anos do MHA”, explicou a gerente dos Correios no Maranhão, Socorro Lisboa.

Composto por duas partes, o selo contém num dos lados a imagem da bandeira nacional e o mapa do Brasil formado por flores de ipê. Do outro, traz o Museu de Alcântara, instalado em um sobrado colonial, exemplar típico dos casarões maranhenses do século XIX.

O prédio do MHA encanta os visitantes por sua fachada revestida de azulejos coloridos e portais emoldurados de pedras de lioz. A planta em forma de L dá lugar a longos corredores avarandados, abrindo para um pátio externo, onde se encontra um poço de bordas trabalhadas em pedras e alvenaria. Destacam-se, ainda, no casarão do museu, longos beirais, janelas em guilhotinas, forro em espinha de peixe no segundo pavimento.

O circuito de exposições reproduz um ambiente típico de uma residência maranhense dos anos de 1800. No conjunto do acervo, o visitam vai encontrar valiosas peças de abordagem históricas culturais como mobílias, louças, objetos de adornos, ourivesaria, artes sacras e elementos da época.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.