Covid-19

Atendimentos no Hospital de Campanha de Açailândia serão estendidos até 31 de outubro

Hospital, construído em 26 dias, está localizado nas proximidades do Fórum de Açailândia, no bairro Tropical.
Imirante.com18/09/2020 às 11h14
Atendimentos no Hospital de Campanha de Açailândia serão estendidos até 31 de outubroUnidade foi montada em parceria com a mineradora Vale. (Foto: Divulgação)

AÇAILÂNDIA – Os atendimentos no Hospital de Campanha de Açailândia, na região tocantina do Maranhão, serão prorrogados até o dia 31 de outubro, para pacientes com a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. A unidade foi montada em parceria com a mineradora Vale.

O Hospital de Campanha de Açailândia foi o primeiro nesses moldes para atendimento às vítimas do novo coronavírus do Maranhão. A unidade foi entregue no dia 16 de maio. O hospital, construído em 26 dias, está localizado nas proximidades do Fórum de Açailândia, no bairro Tropical. “Levando em conta os indicadores da região tocantina, resolvemos prorrogar até o dia 31 de outubro por segurança”, disse Flávio Dino.

Números

De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), na noite dessa quinta-feira (17), em Açailândia já foram registrados 3.261 casos confirmados da Covid-19. Já em Imperatriz, o número é de 5.877.

A taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em Imperatriz é de 74,07%. Isso significa que dos atuais 54 leitos existentes, 40 estão ocupados e apenas 14 seguem livres.

Hospital de Campanha de São Luís

Na capital maranhense, o Hospital de Campanha de São Luís encerrou suas atividades nessa quinta-feira (17). A unidade, inaugurada em 18 de maio, foi montada no Multicenter Sebrae, no bairro Cohafuma, possuindo 3.500 m² e contando com 200 leitos, sendo 186 clínicos e 14 de UTI.

A justificativa para a desativação da unidade, segundo o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), é a diminuição dos casos de Covid-19 na capital maranhense. "Avaliamos que, hoje, ele não é mais necessário. O hospital tem uma taxa de ocupação muito baixa, e não se justifica, sob a ótica do princípio da economicidade, a sua manutenção”, explicou Dino em entrevista coletiva no dia 4 de setembro.

Testagem drive-thru

Mesmo com a desativação do Hospital de Campanha de São Luís nessa quinta-feira (17), o complexo do Multicenter Sebrae continua sendo local de ações da área da saúde. Desde o último dia 10 de setembro, idosos e gestantes podem realizar testagem de Covid-19, no modelo drive-trhu, ou seja, sem precisar sair do carro, no estacionamento do Multicenter Sebrae.

As testagens serão realizadas até o dia 30 de setembro, das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira.

Coronavírus no Maranhão

Ainda segundo o boletim epidemiológico da SES, o Maranhão tem 165.499 casos confirmados e 3.622 mortes pela Covid-19. A taxa de letalidade da Covid-19 no Maranhão registrou mais uma queda e está em 2,18%.

Também segundo a SES, 156.276 pessoas estão curadas do novo coronavírus no Maranhão. A SES ainda revelou que 880 pacientes se recuperaram da Covid-19 nas últimas 24 horas no Estado e receberam alta, conforme orientação do Ministério da Saúde.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal no Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99209-2383.

© 2019 - Todos os direitos reservados.