Cuidados necessários!

Campanha alerta a população sobre acidentes com energia elétrica

A campanha Segundos de Vida mostra, em vídeo, casos reais de acidentes com eletricidade.

Divulgação/Cemar

Atualizada em 27/03/2022 às 11h40

SÃO LUÍS - Com o intuito de levar à população informações para evitar acidentes com energia elétrica, a Companhia Energética do Maranhão (Cemar) alerta os consumidores quanto aos cuidados com este bem, que apesar do conforto que proporciona, requer muita atenção.

 Foto: Divulgação/Cemar
Foto: Divulgação/Cemar

A campanha intitulada Segundos de Vida consiste na divulgação de vídeos em televisão, na internet e spots para rádio, que contam, por meio de relatos baseados em fatos reais, as principais causas de acidentes com a rede elétrica e as medidas para evitar os acidentes, como realizar construções obedecendo a distancia segura, instalar antenas e soltar pipas e papagaios próximos à rede de energia.

A campanha alerta que é exatamente na construção civil, reformas de prédios e serviços de reparo que acontecem a maioria dos acidentes com eletricidade. A Cemar informa que ao construir, ou reformar telhados, a população mantenha sempre uma distância segura da rede elétrica, que deve ser de no mínimo dois metros. Ao manusear vergalhões de ferro, arames, réguas de alumínio e outros materiais metálicos, que se tome cuidado para que nada toque ou se aproxime dos fios da rede elétrica e, em caso de acidentes, não se deve chegar próximo de quem esteja recebendo a descarga de energia elétrica. O mesmo cuidado e atenção deve ser tomado durante a instalação de antenas de TV.

Outro ponto de atenção visto na campanha está voltado para as crianças, pois uma simples e saudável brincadeira de empinar pipa, por exemplo, pode ocasionar acidentes gravíssimos ou até fatais. Como ainda estamos no período de férias, mais do que nunca é importante orientar as crianças a não subir em árvores com galhos que estejam tocando na rede elétrica, lajes ou postes; jamais tentar resgatar pipas que estejam presas na rede de energia, além de nunca invadir subestações para tentar resgatar pipas presas nos fios de energia, pois a área é bastante energizada, perigosa e, somente funcionários da Cemar, devidamente trajados com equipamentos de proteção individual, estão autorizados a acessar a área.

Ainda falando nas pipas e papagaios, se estiver chovendo, essa situação fica bem mais agravada, por isso é importante não permitir que as crianças soltem pipas durante as chuvas. Se a linha molhada ela torna condutora de energia elétrica podendo aumentar o risco de choque elétrico e, se nesta linha houver cerol, pode danificar a fiação elétrica com sua composição cortante e, além de também poder causar acidentes graves com ciclistas, motociclistas e pedestres.

São medidas de segurança como estas, ilustradas na campanha, que podem evitar que, em questão de segundos, vidas sejam perdidas. De acordo com a Companhia Energética do Maranhão, o número de interrupções de fornecimento de energia elétrica ocasionadas por pipas enroscadas na rede elétrica aumentou quando comparado ao igual período do ano passado, como mostra o gráfico abaixo:

 Foto: Divulgação/Cemar
Foto: Divulgação/Cemar

Para o Executivo de Segurança da Companhia, Francisco Ferreira, o mais importante é alertar à população sobre a preservação da vida. “A energia elétrica é muito importante nas nossas vidas, mas é necessário agir com cuidado ao manuseá-la para garantir a segurança e preservar a vida.”

Por isso, além dos vídeos a Cemar busca orientar a sociedade e diminuir os acidentes com eletricidade, e realiza, dentre outras atividades, palestras e ações sociais nas comunidades, empresas e obras; realiza constantes investimentos na rede de energia substituindo cabos convencionais por redes multiplexadas (que são mais seguras para a população e o meio ambiente); distribui material educativo durante o ano todo e realiza poda de vegetação na rede.

Veja os vídeos da campanha Segundos de Vida

Antena

Pipa

Construção

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.