Combate

Funac promove ações contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes

Os eventos contaram com representantes de diversos segmentos do poder público e sociedade civil, em nível municipal e estadual.

Imirante.com / com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h18
As ações de conscientização da Campanha 18 de Maio nas unidades seguem com atividades até o final do mês.
As ações de conscientização da Campanha 18 de Maio nas unidades seguem com atividades até o final do mês. (Foto: divulgação)

SÃO LUÍS - Ao longo da semana, as unidades da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), realizaram atividades alusivas a Campanha 18 de Maio, visando conscientizar a comunidade socioeducativa sobre a importância de proteger crianças e adolescentes de abuso e exploração sexual e de como identificar e denunciar situações do tipo.

Leia também:

Aberta semana de enfrentamento ao abuso sexual de crianças e adolescentes

Em São Luís, a presidente da Fundação, Elisângela Cardoso, participou de dois eventos alusivos à campanha, uma caminhada e um passeio ciclístico, ações que tiveram o objetivo de sensibilizar a sociedade para a proteção das crianças e adolescentes contra o abuso e a violência sexual. Os eventos contaram com representantes de diversos segmentos do poder público e sociedade civil, em nível municipal e estadual.

Para Elisângela, é preciso chamar a atenção de todos para a proteção das crianças e adolescentes que sofrem com explorações, abusos e violação dos seus direitos. “Precisamos olhar para eles e nos posicionar em sua defesa, reconhecendo-os enquanto sujeitos de direitos e em situação peculiar de desenvolvimento”, acrescentou.

Nas unidades, a programação foi diversa. O Centro Socioeducativo de Internação Masculina de São Luís promoveu uma palestra aos adolescentes e, em seguida, eles expuseram o que entenderam da temática em uma oficina de cartazes.

“É importante que os adolescentes entendam que essa situação deve ser combatida diariamente, por isso, a nossa abordagem segue pela via da conscientização, alertando sobre as formas de abuso e orientando sobre como denunciar. E hoje, na atividade, eles puderam expor o que entenderam de forma criativa com os cartazes”, explicou a assistente social da unidade Marluce. “Queremos ter nossa sexualidade saudável e protegida. Queremos ser respeitados, amados e cuidados”, disse um dos adolescentes no cartaz.

No Centro de Juventude Florescer, a equipe técnica realizou um momento de reflexão sobre a temática com as adolescentes. Já no Sítio Nova Vida, o psicólogo Kleber Leone reuniu os adolescentes em grupo socioterapêutico para debater sobre enfrentamento à exploração sexual infantil, na sexta (18).

Em Imperatriz, o Centro Socioeducativo da Região Tocantina realizou uma ampla programação envolvendo os adolescentes, os técnicos e as famílias desde a quarta-feira (16). “Trabalhamos as ações com filmes retratando os tipos de violências contra crianças e adolescentes, incluindo bullying; e na escolarização, com o apoio dos professores, realizamos a exibição de documentários sobre a violência sexual em casa”, contou a coordenadora técnica, Cybele Cavalcante.

Para integrar toda a comunidade sobre o tema foram realizadas diversas palestras. Um dos palestrantes convidados foi o defensor público do Estado, Fábio Carvalho, que abordou a temática com os técnicos e educadores da unidade para orientar sobre o combate a esse tipo de violência, de como escutar crianças e adolescentes, de como agir e denunciar essas situações.

Ainda na Região Tocantina, a unidade do Centro de Juventude Semear recebeu a palestra com o promotor do Ministério Público, Alenilton Santos da Silva Júnior, como parte das ações do 18 de Maio. “Foi uma oportunidade para os adolescentes interagirem e tirar suas dúvidas sobre o tema, e falar sobre como esse assunto os afeta”, ressaltou o coordenador Ricardo Alencar.

Nas palestras, o promotor falou sobre a diferença de abuso sexual e exploração sexual, apresentou estatísticas da Região Tocantina e cidade de Imperatriz, trouxe vídeos e relatos para ilustrar o tema e conversou com os adolescentes e as equipes técnicas. “Há 18 anos o país se movimenta nessa campanha para o enfrentamento dessa violência e mais uma vez foi importante a conscientização dos socioeducandos da unidade, que podem dialogar com suas famílias sobre as orientações que repassamos”, destacou o promotor.

Programação

As ações de conscientização da Campanha 18 de Maio nas unidades seguem com atividades até o final do mês, conforme programação: no Centro de Juventude Cidadã, em Imperatriz, na próxima terça-feira (22); roda de diálogo no Centro Socioeducativo de Internação de São José de Ribamar no próximo dia 25; e roda de conversa com as famílias do Núcleo de Atendimento Inicial, na capital, no dia 30 deste mês, às 14h.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.