Solenidade

Aberta semana de enfrentamento ao abuso sexual de crianças e adolescentes

Palestras, programação cultural e blitz reforçam mobilização na zona rural e urbana.

Angra Nascimento / Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h18

IMPERATRIZ - “Esquecer é permitir, lembrar é Combater”, esse é o tema da Semana de Combate e Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, aberta nessa quarta-feira (15), em Imperatriz. As atividades fazem referência ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio.

A solenidade aconteceu, às 15h, no auditório da Unidade Regional de Educação de Imperatriz, UREI, rua Simplício Moreira, s/n, esquina com rua 13 de Maio, Centro. O acontecimento contou com apresentação musical das crianças do Projeto Social Batuk, Balé Infantil do Cras Bacuri, e a presença de estudantes, secretários municipais, comunidade em geral, Poder Judiciário; Ministério Público Estadual, MPE; Delegacia de Proteção a Criança e ao Adolescente, DPCA; Ordem dos Advogados do Brasil, OAB, Subseção-Imperatriz; Defensoria Pública Estadual, DPE; Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, CMDCA; Unidade Regional de Educação de Imperatriz, UREI; e Câmara Municipal.

A mobilização será realizada na zona urbana e zona rural, com foco principal nos povoados, onde crianças e adolescentes acabam sendo vítimas constantes desse tipo de crime. O trabalho conta com diversas ações sobre o tema e que marcam a importância da data, como palestras, programação cultural e blitz com entrega de panfletos educativos.

As ações seguem as orientações da campanha "Faça Bonito – Proteja Nossas Crianças e Adolescentes", do Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. De acordo com o levantamento da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), através do Disque 100, a região Nordeste lidera com 38% o ranking nacional de denúncias. Em Imperatriz, segundo dados do Creas, em 2017 foram atendidos 330 casos, e este ano, 117 casos já passaram por atendimentos, onde 10% das ocorrências são de exploração sexual de menores.

Sobre a data

O 18 de Maio é o Dia Nacional de Luta contra o Abuso e Exploração sexual de Crianças e Adolescentes, instituído pela Lei Federal N°. 9970/00. A data foi escolhida porque em 18 de maio de 1973 , em Vitória (ES), uma atrocidade chocou todo o país e ficou conhecido como o “Crime Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade que foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada. Seu corpo apareceu seis dias depois, carbonizado, e os seus agressores nunca foram punidos.
Denuncie
Além da prevenção, o combate a essa realidade exige que os casos sejam denunciados. Portanto, se souber de algum caso de violência sexual infantil, procure o conselho tutelar, delegacias especializadas, polícias militar, federal ou rodoviária e ligue para o Disque Denúncia Nacional, para número 100.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.