Fuga em São Luís

Adolescentes infratores fogem de Fundação

Segundo a SSP, 24 já foram recapturados, e polícia procura os outros.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h32
Polícia já recapturou 20 adolescentes.
Polícia já recapturou 20 adolescentes. (Foto: Divulgação PM)

SÃO LUÍS – Na manhã deste domingo (22), adolescentes infratores fugiram do Centro de Juventude Canaã, no bairro do Vinhais, em São Luís. Segundo informações da Assessoria da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA), 26 internos fugiram da unidade e 24 adolescentes já foram recapturados.

Segundo a Assessoria da SSP, a informação foi confirmada pelo Centro Integrado de Polícia e Segurança do Maranhão (Ciops). De acordo com a polícia, o Batalhão de Choque Tiradentes, uma equipe das Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (Rotam) e do 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM) já estão em campo à procura dos dois adolescentes infratores que ainda não foram recapturados.

O Imirante entrou em contato com a Fundação da Criança e do Adolescente do Maranhão (Funac), em nota eles informaram que continuam tomando as providências para que os demais adolescentes infratores sejam localizados. Também estão sendo tomadas as medidas administrativas para apurar os fatos.

Veja a nota na íntegra:

Em razão da fuga de 26 adolescentes do Centro de Juventude Canaã, no bairro do Vinhais, na manhã deste domingo (22), a Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), órgão vinculado à Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) vem a público esclarecer:

1 – Dos 26 adolescentes que conseguiram fugir se aproveitando do horário do almoço, em que os alojamentos são abertos para a entrega das refeições, 24 já foram recapturados e as buscas continuam no sentido de apreender os dois restantes.

2 – Não houve motim, rebelião ou similar.

3 – Os adolescentes cumprem medida cautelar e o art. 108 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) dispõe que a internação, antes da sentença, pode ser determinada pelo prazo máximo de até quarenta e cinco dias, ou seja, esse é o tempo que os adolescentes podem permanecer na Unidade.

4 – Sempre que há ocorrência de fugas são tomadas as medidas administrativas para apuração dos fatos.

5 – Como forma de prevenir situações semelhantes a Funac está investindo em medidas de segurança. Vale ressaltar ainda que os servidores estão sendo capacitados no curso de rotina e procedimentos de segurança em parceria com a Secretaria de Estado e Administração Penitenciária (SEAP). Também está sendo estruturado o grupo de intervenção em cada Unidade de atendimento.

6 – Por fim, a Funac reitera seu compromisso com a melhoria do sistema socioeducativo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.