Projeto Praias

Ação de limpeza recolhe 83 kg de lixo nas praias de SL

Havia sacos, copos, canudos, solados de sapato, colchão, roupas, entre outros dejetos.

Divulgação/UEMA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h37
(Divulgação)

SÃO LUÍS - O projeto Praias, promovido pelo Laboratório de Biologia Vegetal e Marinha (LBVM), da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), teve sua primeira Mobilização de Limpeza nas Praias no último dia 22 de novembro. Professores, pesquisadores e a comunidade, em geral, puderam participar de uma grande eco-faxina nos afloramentos de laterita da praia do Caolho, na Avenida Litorânea.

“Encontramos vários óculos, DVD, celulares e, até, banner de empresas privadas. Isso me deixou assustada, pois nunca imaginei esse tipo de lixo aqui na praia”, conta a professora de Ciências, Gilvanize Pereira. Essa etapa do projeto em que a Uema vai à praia informa à comunidade as descobertas sobre a biodiversidade das praias de São Luís e sinaliza o início da campanha Praia Limpa - Litorânea Viva, que segue até o mês de julho de 2016.

Foram recolhidos 83.270 kg de lixo, dentre eles: tampinhas, sacos e copos plásticos, canudos, solados de sapato, lona, colchão, canos de PVC, roupas que formaram o maior volume do lixo, totalizando 46,650 kg dos materiais recolhidos.

O lixo eletrônico recolhido (4.300 kg) será doado à prefeitura de Campus para encaminhamento à Assessoria de Gestão Ambiental da Uema. O vidro quebrado e as garrafas inteiras (26.800 kg) serão doados à Comunidade de Mulheres Artesãs de São Luís que reaproveitam e transformam o vidro em bijuterias e artigos de decoração.

Saiba quem disputa as eleições em São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.