SÃO LUÍS – Acontecerá, nesta sexta-feira (14), das 09h às 17h, na Praça Deodoro, ações de saúde para informar a população sobre os sinais e sintomas das Leishmanioses Tegumentar Americana (LTA) e Leishmaniose Visceral (LV). As leishmanioses são doenças infecciosas, não contagiosas, causadas por diferentes espécies de protozoários do gênero Leishmania, que acomete pele e mucosas.
A LTA se manifesta através do aparecimento de lesões (feridas) na pele ou nas mucosas (boca e nariz) da pessoa infectada. Já a LV também conhecida como ‘calazar’ acomete principalmente as crianças e cães.
Dois estandes serão montados no local e técnicos dos serviços de vigilância vão disponibilizar material informativo sobre formas de prevenção e controle das leishmanioses, aferição de pressão arterial, teste glicêmico e verificação de peso e altura (IMC).
Em 2014 foram notificados 557 casos novos em todo o Estado, sendo 293 na faixa etária de 20-49 anos. De janeiro a julho deste ano foram notificados 224 casos novos, sendo 114 em pessoas de 20 a 49 anos.
Saiba Mais
- Maranhão abre o ano com estoques de vacinas abastecidos, diz Ministério
- Ministério da Saúde prorroga prazo de adesão a programa de retomada de obras
- Prazo de adesão a programa de retomada de obras na saúde acaba hoje
- Aplicativo Receita Saúde passa a ser obrigatório em 2025
- Maranhão recebe 249 novos profissionais do programa Mais Médicos em 2024
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.