SÃO LUÍS - Até segunda-feira (19), 32 assaltos a coletivos haviam sido registrados este ano. No ano passado, foram registrados uma média de 38 assaltos por mês na Região Metropolitana de São Luís, segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário do Estado do Maranhão (Sttrema). Houve redução com relação ao ano anterior, mas os assaltos frequentes a coletivos preocupam os trabalhadores e usuários do transporte público do sistema, principalmente pelo fato de muitos assaltos serem praticados por menores de idade portando armas de fogo.
Na noite de segunda-feira (19) uma tentativa de assalto na Estrada de Ribamar terminou com um adolescente morto. O jovem, de 17 anos, tentou assaltar o coletivo e trocou tiros com um policial militar do Batalhão de Choque, que reagiu à ação. O policial militar e o cobrador do ônibus foram alvejados no abdômen e levados ao Socorrão II. O suspeito do assalto morreu dentro do coletivo.
No total, foram 461 assaltos a ônibus em todo o ano passado. Os meses de janeiro, fevereiro e março foram os que mais registraram ocorrências do tipo, com 52, 51 e 66 assaltos, respectivamente. De 2012 a 2013 houve um aumento de 110% no número de ocorrências. Já entre o ano passado e 2013, esse número caiu. Houve uma redução de 15%. Em 2013 foram registrados 548 ocorrências dessa natureza e em 2012 ocorreram 260 assaltos a ônibus, segundo dados do Sttrema.
Leia mais na edição desta quarta-feira (21) de O Estado.
Saiba Mais
- Suspeito de roubo em parada de ônibus escala imóvel e acaba preso após cair de telhado
- Suspeito de assalto a ônibus morre ao sofrer mal súbito durante abordagem policial em SL
- Com uma faca, suspeito de assalto obriga motorista a mudar rota e acaba preso em SL
- Suspeito de agredir motorista durante assalto a ônibus é preso em São Luís
- Motorista de ônibus fica ferido ao ser agredido por assaltantes na Av. dos Franceses
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.