Mau cheiro na cidade

Aumenta a quantidade de lixo abandonado em São Luís

Moradores reclamam do mau cheiro e da proliferação de doenças.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h47
(Foto: Moysan Alves/Imirante.com)

SÃO LUÍS - Quem passa pelas ruas e avenidas de São Luís, já se deparou com a quantidade de lixos expostos na região. No bairro do Vinhais, por exemplo, a presença de lixo e de esgoto a céu aberto são fatores constantes, que incomodam os moradores.

O mau cheiro do lixo e a proliferação de doenças são as principais reclamações dos moradores. De acordo com seu Francisco Pimentel, diretor de uma escola no bairro do Vinhais, a falta de coleta do lixo já foi motivo de grandes transtornos para ele.

“Aqui no bairro Vinhais temos feito um trabalho de conscientização da população, mas é difícil, porque não tem contêiner, a prefeitura não coloca. Com isso, os lixões vão se acumulando, a coleta não é feita no tempo normal, e isso cria problemas até com os moradores, porque eles querem colocar o lixo de casa perto das escolas. Seria muito bom se tivesse uma fiscalização. Eu mesmo junto o lixo daqui de perto e coloco dentro dos sacos. Da última vez o muro da escola já até caiu, porque o trator da prefeitura fez uma raspagem para tirar o monte de lixo que tinha aqui, e isso atingiu a estrutura física do muro da escola”, contou o diretor.

Leia também

Ruas e avenidas de São Luís estão tomadas pelo lixo

Lixo permeia praia do Caolho, em São Luís

Municípios poderão ter mais quatro anos para acabar com lixões

Lei reduz tempo de municípios acabarem com lixões

Além das ruas e avenidas, outros dois pontos foram alvos de reclamações de moradores da capital, o Viva do Vinhais e o Viva da Cidade Operária, hoje, com aparência de abandono. Nesses dois lugares, que era para funcionar como lugar de lazer e descontração, atualmente, são alvos de entulhos de restos de materiais de construção, e sacos de lixos domésticos.

Lixo abandonado

Segundo informações de moradores, a coleta do lixo não é feita regularmente. Eles contam ainda, que o carro não passa em todas as ruas, e muitos sacos de lixo ficam no mesmo local onde foram deixados. Depois de dias de abandono, uma substância líquida, resultado do estado de putrefação do lixo, começa a aparecer. Essa substância é conhecida como “chorume”.

O lixo abandonado é responsável, também, pela proliferação de doenças, e de atrair animais perigosos para a saúde humana.

A equipe do Imirante.com entrou em contato com a assessoria da prefeitura, e, até o fechamento desta matéria, a assessoria não se pronunciou a respeito do caso.

Aumenta a quantidade de lixo abandonado em São Luís

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.