Um sério problema

Ruas e avenidas de São Luís estão tomadas pelo lixo

Em um único trecho da avenida Ferreira Gullar, móveis e muito entulho foram despejados.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h47

SÃO LUÍS – Alimentos estragados, sofás, televisores e até animais mortos. Estes são apenas alguns dos materiais despejados pela população nas ruas e avenidas de São Luís.

 Foto: Daniel Moraes / Imirante.com
Foto: Daniel Moraes / Imirante.com

Na rua 6 do bairro São Francisco, roupas velhas e pedaços de móveis foram jogados. “É uma vergonha, principalmente porque parte da própria população. Vem gente de outras ruas jogar lixo aqui”, reclama a moradora Silvana Mendes, de 52 anos.

Em um único trecho da avenida Ferreira Gullar, móveis e muito entulho foram despejados. Na avenida dos Africanos, além do entulho, um animal, que parece ser um javali, foi encontrado morto em meio ao lixo.

Quem joga o lixo nas ruas afirma que só faz isso pela falta da coleta. "Eu não vou ficar com um monte de lixo na porta da minha casa, o jeito é jogar aqui", afirmou o morador do São Francisco, José Oliveira, 42 anos, enquanto despejava mais lixo na avenida Ferreira Gullar.

A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) informou, por meio de nota, que materiais como sofás e móveis velhos, considerados como bagulho volumoso, são recolhidos por meio de ação conjunta com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), por meio da Coordenação Epidemiológica de Combate à Dengue. O agente de saúde informa aos moradores o dia que ocorrerá o recolhimento do bagulho volumoso no bairro e o morador poderá colocar na porta da residência o material que será recolhido por um caminhão.

Em relação à coleta domiciliar, a Semosp esclareceu que é realizada regularmente em toda a cidade, especialmente em avenidas e corredores principais, com recolhimento pelo menos três vezes por semana em turnos específicos a cada localidade. O serviço é intensificado, com coleta diária, em determinadas áreas como Centro Histórico, praias e alguns bairros.

No Monte Castelo, Radional, Alemanha e, em todos os bairros que a reportagem visitou, a quantidade e o conteúdo do lixo surpreenderam. Veja na galeria de imagens abaixo. Fotos: Daniel Moraes / Imirante.com

Ruas e avenidas de São Luís estão tomadas pelo lixo

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.