São Luís

Ipemar apreende 3 mil brinquedos irregulares

Além de brinquedos, os fiscais checaram a regularidade de bicicletas e roupas infantis.

O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 13h07

SÃO LUÍS - A menos de uma semana do Dia das Crianças, mais de 3 mil brinquedos foram apreendidos na primeira etapa de fiscalização do Instituto de Pesos e Medidas (Ipemar). Os alvos da Operação Brinquedo, iniciada dia 22 de setembro, são as lojas especializadas de São Luís. A ação deverá ser prolongada até sexta-feira. Além de brinquedos, os fiscais checaram a regularidade de bicicletas e roupas infantis. Os produtos irregulares apreendidos estão armazenados no depósito do Ipemar.

Desde o início da operação, já foram inspecionados mais de 37 mil itens em estabelecimentos comerciais da capital. Ontem pela manhã, os fiscais verificaram mais irregularidades em produtos que estão sem o selo do Inmetro e que não apresentavam informações do fabricante, entre outras. A multa para o comerciante que não provar que o produto está regular varia de R$ 100,00 até R$ 50 mil.

Garantia

O selo do Inmetro é a garantia da boa qualidade do produto e, principalmente, atesta a segurança para as crianças. “Os consumidores devem ficar atentos antes de comprar produtos, inclusive brinquedos”, disse o presidente do Ipemar, Alexandre Almeida. Segundo ele, a fiscalização tem também o objetivo de orientar o consumidor a fazer uma compra consciente, para evitar possíveis problemas.

“Nós aconselhamos que as pessoas sempre verifiquem a validade e a composição, pois muitos brinquedos contêm corantes e podem causar alergia a algumas crianças”, alertou o presidente do Ipemar. “Também é importante para a segurança da criança o respeito à indicação de idade dos brinquedos, principalmente os que contêm peças que podem ser engolidas”, orientou Almeida.

A dona-de-casa Marcia Cursino Lima admitiu que, na hora da escolha, se preocupa mais com o modelo e com o preço do que com o selo do Inmetro. “Não costumo verificar esse detalhe, não. Quem costuma Ester atento a isso é sempre é meu cunhado e o meu marido”, disse ela, que procurava uma bicicleta para a filha Júlia.

A Operação Brinquedo é realizada numa das épocas mais festejadas pelas lojas segmentadas ao público infantil. Segundo a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) - as vendas para o Dia das Crianças devem registrar aumento de 6%, em comparação com o mesmo período de 2008. Nos shoppings locais, a expectativa de crescimento no volume das vendas deve superar esse percentual.

“Acreditamos que essa é uma data de grande consumo. Hoje, os consumidores mirins regem uma boa parte do orçamento familiar e estão mais seletivos ao ir às compras, e mais consumistas”, avaliou o gerente geral do Jaracati Shopping, Eduardo Aquino.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.