Fórmula 1

Felipe Massa quer voltar em Abu Dhabi, mas ainda depende de exames da FIA

G1

Atualizada em 27/03/2022 às 13h08

RIO - Após o início da preparação física e o anúncio de que participará do Desafio das Estrelas de kart, em novembro, Felipe Massa manifestou o desejo de voltar às pistas no GP dos Emirados Árabes, em Abu Dhabi, última etapa da temporada 2009, no dia 1º de novembro. O brasileiro está na academia duas vezes ao dia e deve, em breve, usar o simulador da Ferrari para começar o processo de readaptação ao cockpit de seu carro de Fórmula 1.

Além disso, de acordo com informações que circularam neste sábado no paddock do GP de Cingapura, a Ferrari também estaria interessada no retorno do brasileiro na mesma corrida. Contudo, o brasileiro ainda precisa passar pelos exames exigidos pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA), que são muito rigorosos.

O brasileiro está fora das pistas desde o dia 25 de julho, quando foi atingido por uma mola no treino classificatório para o GP da Hungria, em Hungaroring. A peça, que se soltou do carro de Rubens Barrichello, pegou no capacete de Massa acima da viseira, do lado esquerdo. De acordo com Dino Altmann, médico pessoal do brasileiro e membro da comissão da FIA, em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM, ainda não existe uma data acertada para o retorno.

- Existe muita especulação sobre isso, mas ainda não existe uma data para o retorno do Felipe, que só vai voltar quando estiver 100%. Ele e a Ferrari não estão com pressa. Pode até ser que a vontade da equipe seja essa, mas a decisão não é só dela ou do piloto. Ele precisa passar pelos exames da FIA.

Dino Altmann, que acompanhou o brasileiro durante o período de internação no Hospital Militar de Budapeste, na Hungria, disse também que não existe um critério fixo para avaliação dos exames pela FIA. A autorização para o retorno só acontecerá se os médicos da entidade chegarem a um consenso.

- Não dá para fixar uma data porque ainda não sabemos o que eles querem. Faremos os exames necessários, mas o critério de avaliação é complexo. Os médicos precisam chegar a um consenso. Ainda não há absolutamente nada certo. O Felipe já até voltou a se preparar, mas não depende dele, da gente ou da Ferrari. É a FIA que decidirá.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.