As igrejas católicas programam celebrações bastante reduzidas para transmissão por redes sociais em homenagem ao Dia das Mães, neste domingo, 10. Uma situação bastante atípica e que decorre das medidas de isolamento social determinadas pelas autoridades para conter o avanço do coronavírus na capital maranhense.
Segundo o arcebispo de São Luís, Dom José Belisário, cada paróquia está divulgando sua iniciativa e a Arquidiocese também comandará uma celebração, às 10h, em frente ao Hospital HCI, na Avenida Jerônimo de Albuquerque, unidade de saúde que está recebendo pacientes acometidos pela Covid-19.
“Nós faremos uma celebração ecumênica, pedindo a Deus que interceda pelos enfermos e orando para todas as mães. É um gesto de ânimo a todos os que estão sofrendo nesta fase difícil, mas que também nos trará muitos aprendizados”, disse Dom José Belisário, informando que a celebração será transmitida, também, pelas emissoras de rádio Timbira e Educadora.
Fé
Para o arcebispo, este é um momento bastante delicado para todo o mundo. Ele pediu fé à população. “Que nós tenhamos muita fé, acima de tudo. Sabemos que todas as dificuldades também afloram os nossos sentimentos e aproveitemos para estar mais unidos, ainda que separados pelo isolamento social”, frisou.
No Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, no bairro Cohatrac, as missas transmitidas por redes sociais acontecem diariamente, sempre às 18h, pelo Instagram. Neste domingo, a missa especial celebrada pelo padre Flávio Colins será transmitida também pelo Facebook. Durante a transmissão, além do padre, permanecem na igreja apenas um ministro, uma pessoa para a liturgia e outra para o canto.
De acordo com o Frei Nilton Leandro da Costa, pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, do bairro Anil, que assiste a dez comunidades, a missa em homenagem ao Dia das Mães também será transmitida às 18h, pelo Instagram (@paroquiadoanil) e Facebook.
Outras igrejas também realizarão celebrações com transmissões por redes sociais, como a Igreja de Santo Antônio (Centro), às 11h, e a Paróquia Santo Antônio de Pádua (Cohajap), às 9h, além da Paróquia da Penha (Anjo da Guarda), às 19h. A Igreja dos Remédios fará a sua às 8h, via Instagram (@virgemdosremedios).
“Neste momento difícil que a humanidade enfrenta, por conta dessa pandemia, não poderia deixar de dirigir uma mensagem de esperança e felicitação a todas as mães do nosso Estado e, de maneira especial, àquelas de nossa ilha de São Luís. Gostaria de me dirigir às que perderam seus filhos e outros parentes nestes últimos tempos, por conta da Covid-19 e dizer a elas que estamos juntos sob a proteção de nossa mãe do céu, que continua intercedendo por nós e, hoje, especialmente, para cada uma delas. Que Deus, na sua infinita misericórdia e bondade derrame muitas bênçãos sobre cada uma de nossas mães, lhes concedendo muita paz e saúde física e espiritual”, finalizou o frei.
Saiba Mais
- Covid-19 muda as comemorações e homenagens do Dia das Mães pelo segundo ano seguido
- "Me tornei mãe durante a pandemia"; conheça histórias e experiências
- Orientações para quem quer ser mãe na pandemia e a vacina contra Covid-19
- Mães que lutam pela inclusão dos seus filhos
- Na pandemia, o amor de mãe é um alento para o conforto dos lares
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.