Cerimônia religiosa

Diocese de Carolina ordena o primeiro diácono de Montes Altos

Ordenação do primeiro diácono de Montes Altos foi no fim de semana.

Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h30

MONTES ALTOS – A população católica de Montes Altos vive a expectativa de conhecer o primeiro padre filho da cidade.

A ordenação de diácono de Luciano Nascimento Fernandes, no fim de semana em Carolina, foi o primeiro grau do sacramento da Ordem na Igreja Católica num período, ao menos seis meses, antes do candidato ao presbitério (padre) ser ordenado.

“A palavra diácono quer dizer diaconia, ou seja, serviço. É a pessoa que está ao serviço da Igreja, que é o primeiro grau para o sacerdócio (...), cargo instituído no início da Igreja Católica”, explica o padre Moisés Dias.

Cabe ao diácono prestar serviços auxiliares ao padre e ao bispo da paróquia onde estiver lotado, onde ele poderá celebrar o sacramento do batismo e assistir ao sacramento do matrimônio.

“A formação para o sacerdócio é de oito anos, sendo quatro anos de Filosofia e quatro anos de Teologia. E quando terminam os estudos de teologia, espera-se o estágio de seis meses e ele recebe o diaconato e em seguida ele espera mais seis meses para receber a ordenação presbiteral, ou seja, para padre”, destaca o pároco da Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em João Lisboa.

O religioso Luciano Fernandes, após a ordenação diaconal, vai retornar ao Seminário Bom Pastor, em São Luís, que é um centro de formação das Diocese de Imperatriz e Carolina, tidas como dioceses co-irmãs. Confira o vídeo da ordenação diaconal, de autoria do cinegrafista amador Aldo Manoel:

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.