Páscoa

Veja dicas para ter uma Páscoa saudável sem abrir mão do chocolate

A coach nutricional Gabi Lodewijks ensina dicas para aproveitar a data de forma saudável.

Divulgação/Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h13
Gabi Lodewijks aponta que o grande vilão não é o chocolate da páscoa, mas as opções ao longo do ano.
Gabi Lodewijks aponta que o grande vilão não é o chocolate da páscoa, mas as opções ao longo do ano. (Foto: Divulgação)

Há várias formas de aproveitar a Páscoa de forma saudável, sem abrir mão da guloseima. Uma delas é optar por chocolates que contêm em sua composição, no mínimo 70% de cacau. “Quanto maior a concentração de cacau mais benefícios nutricionais se obtém, porém o chocolate fica mais amargo”, explica a coach nutricional Gabi Lodewijks, ressaltando que a Páscoa não é só chocolate.

“Tem diversas opções de refeições saborosas e saudáveis, como por exemplo, começar o domingo com um café da manhã variado com frutas, pães integrais, iogurte ou um smooth, muffin de ovo com legumes e deixar para consumir o chocolate só mais tarde", ensina.

Gabi Lodewijks aponta que o grande vilão não é o chocolate da páscoa, mas as opções ao longo do ano: "O importante é haver um equilíbrio. Pode comer chocolate, mas não passar o dia todo exagerando no consumo dele. Coma com consciência e moderação”, aconselha.

Outra dica é alternar o consumo moderado do chocolate com refeições saudáveis, principalmente para quem tem o objetivo de emagrecer. “Não precisa se proibir de tudo, mas coma com moderação e não coma como se o mundo fosse acabar amanhã. Tente seguir sua rotina normalmente pelo menos até a hora que for encontrar com a família ou amigos”, ressalta.

Veja algumas dicas

Legumes + Húmus

Corte pepino, tomate, cenoura, rabanete, aipo e algumas frutas em pedaços e adicione alguns molhos caseiros. Por exemplo, azeite de oliva com sal grosso ou húmus caseiro.

Chips Saudáveis

Corte beterraba ou batata-doce em fatias, pincele óleo de coco ou azeite de oliva, pimenta, sal e ervas a gosto. Leve ao forno e asse a 175 graus por 25 minutos. Vire-as e asse por mais 15 minutos. Assim você tem seus próprios chips saudáveis. Entenda, não que você não possa comer dos chips normais de supermercado mas pode fazer escolhas mais saudáveis para compensar o consumo de chocolate nesse dia que normalmente é superior a qualquer outro dia. E tem mesmo que aproveitar, mas com moderação.

Frutas e nozes ao chocolate

Coloque o chocolate meio amargo em uma panela pequena, deixe derreter em banho maria em fogo baixo e mergulhe as frutas, cenouras e nozes cruas. Fica uma delicia.

Refrescante de frutas

Evite beber bebidas alcoólicas. Prepare garrafas de água com limão, laranja, menta ou com frutas vermelhas. Fica uma delicia e superbonito na mesa.

Boas escolhas

E se você for para a casa de alguém ou comer fora? Faça boas escolhas. Claro que quando vamos para casa de alguém consumiremos o que tem lá não é mesmo? Aproveite!! Siga sua rotina corretamente até a hora de sair de casa e jamais saia com fome. Não se proíba de nada apenas faça boas escolhas e coma com moderação. Dê ao seu corpo a atenção que ele merece, também durante a Páscoa.


Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.