Bem estar

Musculação pode provocar varizes: saiba mais!

Dicas para não sofrer com este problema.

Na Mira com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h56
(Google)

Atividades físicas são sempre indicadas para manter uma vida saudável e, com a chegada do verão, academias, parques e praias ficam lotados de pessoas que querem aproveitar a estação mais quente do para se exercitar.
A musculação é uma atividade cada vez mais praticada e seus resultados positivos são inúmeros. No entanto, pessoas que possuem histórico familiar de doenças vasculares e desejam fazer musculação devem tomar um cuidado redobrado, pois esta prática pode provocar o surgimento ou o agravamento de varizes.


“Problemas circulatórios como as varizes acontecem principalmente nas pernas e nos pés. Devido à gravidade, os membros inferiores têm maior dificuldade de bombear o sangue de volta para o coração. O surgimento das varizes acontece quando as válvulas que funcionam como travas, impedindo que o sangue retorne, falham e acumulam sangue, deformando as veias” explica o cirurgião vascular, Dr. Fernando Bacalhau.


Segundo o Dr. Bacalhau, uma das principais causas das varizes é o sedentarismo e os exercícios físicos ajudam a prevenir o seu surgimento, pois estimulam a circulação do sangue e evitam o aparecimento de veias doentes. Porém, quando o indivíduo já sente os sintomas de varizes, é fundamental buscar a avaliação de um cirurgião vascular capacitado a indicar as melhores práticas físicas de acordo com as reais condições de saúde vascular da pessoa. Confira a seguir orientações do Dr. Fernando Bacalhau para que pessoas com predisposição genética ou que já tenham desenvolvido problemas vasculares possam e evitar o agravamento de varizes durante os exercícios de musculação:

• Utilize menos carga e execute um número maior de repetições;

• Adapte exercícios que são feitos em pé para serem feitos sentados ou deitados, para evitar a sobrecarga nas pernas;

• Não segure a respiração durante os exercícios;

• Faça exercícios que fortaleçam a musculatura dos membros inferiores;

• Não utilize roupas apertadas;

• Vista calçados leves;

• Tenha o acompanhamento permanente de professores durante o treinamento.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.