Igualdade

Maior evento mundial sobre direitos da mulher começa nesta segunda (13)

Comissão sobre o Status da Mulher (CSW) acontece até dia 24 de março, em NY.

Portal Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h25
Evento reúne representantes dos países das Nações Unidas.
Evento reúne representantes dos países das Nações Unidas. (Foto: Negoçada Carnaval)

BRASIL - Começa nesta segunda-feira (13), a Comissão sobre o Status da Mulher (Commission on the Status of Women - CSW, sigla em inglês). Trata-se do maior evento mundial sobre os direitos das mulheres. Este ano, em sua 61ª edição, o tema será “Empoderamento econômico das mulheres no mundo do trabalho em mudança”.

A CSW é fundamental na promoção dos direitos das mulheres, documentando a realidade da vida das mulheres em todo o mundo e definindo padrões globais de igualdade de gênero e capacitação das mulheres.

O evento, que acontece até o dia 24 de março, reunirá representantes dos países das Nações Unidas para discutir políticas públicas de promoção da igualdade.

Delegação brasileira

A delegação brasileira, chefiada pela secretária de políticas para as Mulheres, Fátima Pelaes, é composta por 30 membros, sendo representantes da bancada feminina como as deputadas federais, Elcione Barbalho (PMDB-PA) – procuradora da Mulher na Câmara e Dâmina Pereira (PSL-MG) – coordenadora da bancada feminina na Câmara, da presidência da república, dos ministérios dos Esportes, Saúde, Educação, Trabalho, Ciência e Tecnologia e Relações Exteriores. Temos ainda a representante das mulheres indígenas, Rayanne França, além de outras representantes da sociedade civil.

O grupo ainda conta com representante das mulheres indígenas, Rayanne França, além de outras representantes da sociedade civil. A presidência da CSW 2017 está sob a responsabilidade do embaixador brasileiro Antônio Patriota.

Fátima Pelaes estará à frente de diversas mesas de debate em todo o encontro. Na reunião, a secretária da SPM irá expor os programas brasileiros de promoção da igualdade no mundo do trabalho, além das parcerias internacionais para que essa promoção ocorra.

“Temos no País importantes iniciativas de inserção e qualificação profissional de mulheres, de promoção da igualdade salarial e de direitos. Porém, ainda temos um longo caminho a percorrer para que alcancemos de fato o equilíbrio de direitos. É preciso um trabalho massivo para que esse ‘gap’ entre mulheres e homens seja diminuído no País”, afirmou Fátima Pelaes.

Comissão

A Comissão do Status da Mulher (CSW) é o principal órgão intergovernamental global dedicado exclusivamente à promoção da igualdade de gênero e ao empoderamento das mulheres. Uma comissão operacional do Conselho Econômico e Social (Ecosoc) foi criada pela Resolução 11 (II) do Conselho, de 21 de Junho de 1946.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.