Arpen-MA lança projeto com foco no protagonismo das tabeliães e registradoras do Maranhão em ações sociais
O projeto foi elaborado a partir da percepção do alcance e do importante papel das serventias extrajudiciais na concretização de direitos e garantias fundamentais.
SÃO LUÍS - A Associação dos Registradores Civis do Maranhão (Arpen-MA) lançou na última quinta-feira (9), em São Luís, o projeto social Arpenma Mulher. A iniciativa tem como objetivo aproximar as tabeliães e registradoras do Maranhão, com o propósito de unir esforços em prol da realização de projetos sociais em suas respectivas comunidades.
Arpenma Mulher
O projeto foi elaborado a partir da percepção do alcance e do importante papel das serventias extrajudiciais na concretização de direitos e garantias fundamentais. De acordo com a presidente da Arpen-MA, Gabriella Dias Caminha, esse "é um projeto inovador e tem o mérito de levar para toda a categoria o fomento da prática da responsabilidade social, a possibilidade de qualificar as ações existentes e a disponibilização de conhecimento sobre as temáticas.", afirma.
A iniciativa busca sensibilizar as serventias extrajudiciais maranhenses como um todo para criarem e cooperarem com a campanha. Os cartórios que aderirem ao projeto receberão um certificado de participação.
"É uma iniciativa que fortalece os cartórios, aproxima as serventias extrajudiciais da comunidade onde estão inseridas, promove melhoria da qualidade de vida e, acima de tudo, fortalece a cultura da participação, que transforma realidades e promove o desenvolvimento social.", destaca a presidente.
Outra importante finalidade da ação é promover o protagonismo feminino, de modo que as tabeliães e registradoras inspirem outras mulheres e tenham maior representatividade.
O projeto tem a missão de aproximar as mulheres para que possam aperfeiçoar e liderar suas serventias com maestria e eficiência em prol da sociedade maranhense de forma a inspirar e estimular outros titulares e/ou interinas a aderirem ao projeto também, em busca de contribuir para melhoria da vida das pessoas.”, declara Gabriella Dias.
Para incentivar essa atitude, o evento de lançamento do ArpenmA Mulher contará com a palestra "Liderança Feminina Inspiradora e Autoconhecimento - Construa um 2023 Inovador", ministrada pela master coach e analista comportamental Ana Carolina Arruda. E como forma de valorização do compromisso firmado, as tabeliães e registradoras que apoiaram a iniciativa serão denominadas madrinhas do projeto.
Pautas prioritárias
Entre as pautas prioritárias de ações sociais que serão fomentadas e desenvolvidas pelo Arpenma Mulher estão questões relacionadas a proteção às gestantes, crianças, idosos e demais pessoas em situação de vulnerabilidade social; a erradicação do sub-registro; o combate a violência contra as mulheres; a visibilidade trans; o acolhimento a portadores de necessidades especiais e doenças raras; o atendimento a usuários de drogas; a realização de mutirões do registro civil; e o amparo a população de rua.
Outros tópicos incluídos no escopo do projeto são a sustentabilidade e proteção ao meio ambiente; as situações de emergência e estado de calamidades públicas; a cidadania e dignidade aos povos indígenas; o estímulo à educação, saúde, cultura, lazer e esporte; o incentivo ao reconhecimento de paternidade; e a iniciativa natal solidário “Papai Noel Existe”.
Saiba Mais
- Novo comando: Tânia Miyake assume a presidência do Sindibebidas
- Não é não: lei que protege mulheres em espaços de diversão
- Meninas têm poucas referências em exatas e dificuldade em matemática
- Governo oferece serviços às mulheres e orienta sobre violência
- Evento discute a violência contra a mulher no Maranhão
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.