Astronomia

Saturno estará mais próximo à Terra nesta sexta-feira

O astro vai iluminar nosso planeta em posição oposta ao sol.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h32
Hemisfério sul verá o planeta com maior facilidade.
Hemisfério sul verá o planeta com maior facilidade. (Foto: Reprodução / Internet)

MUNDO – A partir desta sexta-feira (3), Saturno estará mais brilhante e poderá ser visto com maior facilidade da Terra, com ou sem o uso de telescópios. O planeta ficará em posição oposta ao sol e receberá uma iluminação que o tornará maior que o normal.

O astro vai estar em evidência esta noite, se comprando com a visualização de Marte, que tem chamado atenção nos últimos dias devido à boa visibilidade. Saturno atinge a oposição uma vez a cada 378 dias, sendo que ele leva pouco mais de 29 anos para completar uma volta ao redor do Sol.

Este ano os anéis de Saturno também estarão em evidência. A inclinação de seus anéis está a 26 graus a partir da perspectiva da Terra, tornando-os maiores em quase o dobro do que é o normal, o que favorece a visualização do planeta.

O hemisfério sul também será o felizardo da vez, já que o astro está a sul do equador celeste, e assim permanecerá até 2026, ou seja, nos próximos 10 anos, é o hemisfério sul que verá Saturno mais alto no céu.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.