Cumbre Vieja

Corpo de Bombeiros do Maranhão emite nota sobre erupção de vulcão e descarta risco iminente de tsunami no estado

A erupção até o momento é considerada de pequeno porte.

Imirante.com com informações do CBMMA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h01
O vulcão entrou em erupção na manhã deste domingo (19).
O vulcão entrou em erupção na manhã deste domingo (19). (Foto: Reprodução)

Após o vulcão Cumbre Vieja entrar em erupção, o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, através da Defesa Civil Estadual e com base em informações recebidas pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, informou que, de acordo com especialistas da rede Sismográfica Brasileira (RSBR), as chances de um tsunami acontecer no litoral nordestino são baixas.

Saiba mais: vulcão que pode causar tsunami entra em erupção na costa da África

Segundo o CBMMA, apenas um atividade vulcânica excepcional poderia provocar um tsunami com a capacidade de atingir o litoral brasileiro e que até o momento não há qualquer indício que aponte uma maior preocupação.

O vulcão de Cumbre Vieja está localizado na ilha de La Palma, na costa da África, a 4,4 mil km de São Luís. Este é o vulcão ao qual o alerta emitido por autoridades espanholas se referia. De acordo com pesquisadores e as informações iniciais, a atividade do Cumbre Vieja poderia causar ondas que chegariam ao Brasil com cerca de oito metros de altura.

Veja também: Vulcão que estava adormecido dá sinais de erupção e pode causar tsunami no Nordeste

Confira a nota do CBMMA na íntegra

O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, por meio da Defesa Civil Estadual, comunica que de acordo com informações oficiais recebidas pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (SEDEC/MDR), desde o dia 11 de setembro, a atividade sísmica está intensa na região do vulcão ativo Cumbre Vieja, localizado na ilha de Las Palmas, no arquipélago das Canárias, na Espanha, o Vulcão entrou em estado amarelo de alerta de erupção.

A partir de então, especialmente no litoral nordestino do Brasil, passou-se a ter maior preocupação de que uma possível erupção pudesse produzir um tsunami capaz de atingir algumas cidades litorâneas da região. No entanto, especialistas da rede Sismográfica Brasileira (RSBR) apontam que as chances disso acontecer são muito baixas.

De acordo com o órgão, somente uma atividade vulcânica excepcional poderia provocar um tsunami com a capacidade de atingir o Brasil. O mesmo posicionamento também é defendido Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN), que também se manifestou sobre o assunto informando que a atividade vulcânica na região das Canárias é comum e monitorada, sendo pequena a possibilidade de uma eventual erupção do vulcão La Cumbre provocar um tsunami que afete o litoral brasileiro.

Portanto esclarecemos à população maranhense que, no momento, não há qualquer elemento que justifique maior preocupação acerca do assunto. A Defesa Civil Estadual e o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão têm tomado todas as providências de monitoramento quanto ao possível evento, em conformidade com seus planejamentos estratégicos de prevenção e preparação a desastres naturais no Estado do Maranhão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.