Covid-19

Sputnik V: Maranhão aciona STF para autorizar importação e uso emergencial da vacina

Segundo o governador, a decisão foi tomada após a Anvisa não autorizar a importação da vacina, alegando que havia falta de documentos do fabricante.

Imirante.com, com informações do G1 MA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h03
Anvisa afirmou que o pedido não foi negado, mas suspenso até o envio das informações solicitadas.
Anvisa afirmou que o pedido não foi negado, mas suspenso até o envio das informações solicitadas. ( Foto: Divulgação/SputinikV)

MARANHÃO - Nesta sexta-feira (9) o governo do Maranhão acionou o Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorize a importação e o uso emergencial da vacina Sputnik V no combate a pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Leia também:

Governadores vão ao STF contra Anvisa

Anvisa nega ao Maranhão pedido de importação da vacina Sputnik V, anuncia Flávio Dino

Maranhão anuncia compra de mais de 4 milhões de doses da vacina Sputnik

Segundo o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), a decisão foi tomada após a Anvisa não autorizar a importação da vacina, alegando que havia falta de documentos do fabricante.

“Maranhão apresentou ao STF uma petição requerendo a autorização à importação da vacina Sputnik. As leis são claras ao permitir a compra pelos Estados. Não há motivo para protelações. O Brasil não pode ficar eternamente no fim da fila das vacinas em nível internacional”, disse Dino.

Ao G1 MA, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), afirmou que o pedido não foi negado, mas suspenso até o envio das informações solicitadas ou que sejam enviados dados técnicos que superem a ausência do relatório emitido pelas autoridades russas.

Ainda de acordo com a Anvisa, durante a análise da documentação, foi constatado que o Certificado de Registro, emitido pelo Ministério da Saúde, não foi encontrado. O documento atesta os aspectos de qualidade e segurança e eficácia da vacina. A Anvisa diz que aguarda o envio do relatório.

Vacinação no Maranhão

Durante a coletiva de imprensa, realizada nesta sexta-feira (9), Flávio Dino fez um panorama da vacinação da Covid-19 nos municípios maranhenses. Até essa quinta-feira, o Estado recebeu 1,2 milhão de doses da vacina. Desse total, 1,1 milhão foram distribuídas pelo Estado e 656 mil aplicadas pelos municípios.

O governador anunciou que apenas cinco municípios maranhenses aplicaram 80% das doses recebidas. São esses municípios: Balsas (90,1%); Alto Parnaíba (86,4%); Guimarães (82,1%); Lajeado Novo (80,3%) e Bacurituba (80,2%). “O nosso esforço conjunto – Estado, Federação dos Municípios (Famem) – é que todos os municípios cheguem a esse patamar”, disse Flávio Dino.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.