Alerta!

Acidentes com quebra de poste crescem no Maranhão

Somente em São Luís, foram registrados 496 acidentes, sendo 146 a mais que no ano passado.

Divulgação/Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h20
O prejuízo contabilizado vai desde os danos materiais até a falta de fornecimento de energia para a população.
O prejuízo contabilizado vai desde os danos materiais até a falta de fornecimento de energia para a população. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS – Mais de 2 mil acidentes com postes de energia elétrica foram registrados em 2017, no Maranhão. Segundo os dados da Companhia Energética do Maranhão (Cemar), até 26 de dezembro deste ano foram registrados 2.039 acidentes, já no ano anterior foram totalizados 1.860. Somente em São Luís, foram registrados 496 acidentes, sendo 146 a mais que no ano passado, o qual terminou com um total de 350 acidentes de quebra de postes na Grande Ilha.

Ainda de acordo com a Companhia, os acidentes aconteceram, principalmente, no período chuvoso, por causa da pista molhada. O prejuízo contabilizado vai desde os danos materiais até a falta de fornecimento de energia para a população.

As vias com o maior número de acidentes em São Luís são as avenidas: Jerônimo de Albuquerque, Daniel de La Touche, São Luís Rei de França, Guajajaras, Litorânea, Holandeses, Portugueses, Africanos, Franceses e a Estrada de São José de Ribamar (MA 201). Os acidentes

Segundo as autoridades de trânsito, esse tipo de acidente normalmente acontece durante a madrugada e fins de semana, sendo que as principais causas são: excesso de velocidade, estado de embriaguez, sonolência do condutor ou falha mecânica.

A Cemar afirma que, como medida de prevenção, estão sendo realizadas ações educativas sobre o uso seguro da energia elétrica, onde também alerta sobre os acidentes em vias públicas com quebra de postes. Além disso, nos pontos com os maiores registros de ocorrências, foram instaladas defensas, que são elementos de concreto na frente dos postes. Atualmente essas defensas são feitas com manilhas recheadas de areia, cujo objetivo é amortecer o impacto da colisão dos veículos em acidentes.

A Companhia também alerta que é muito importante que os condutores de veículos redobrem a atenção, principalmente no período chuvoso. Outra orientação é para as pessoas não se aproximarem de fios e cabos partidos ou caídos e não tocarem em pessoas ou objetos que estejam em contato com a rede elétrica. Em caso de ocorrências dessa natureza, a Cemar orienta que a população entre em contato com os canais de atendimento (Central 116, Chat de atendimento no site www.cemar116.com.br, ou pelo aplicativo para smartphones android e IOS), e informe o local com ponto de referência. A Cemar dispõe de equipes de plantão, que trabalham 24 horas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.