Transtornos

Chuva intensa alaga ruas e hospital na cidade de Imperatriz

Entre as regiões mais afetadas pelos alagamentos estão o bairro dos Três Poderes e o Centro da cidade.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h09
Rua Dom Pedro II, bairro Bacuri. / Foto: Divulgação/Redes Sociais.
Rua Dom Pedro II, bairro Bacuri. / Foto: Divulgação/Redes Sociais.

IMPERATRIZ - A forte chuva que atinge Imperatriz, na tarde desta segunda-feira (9), já deixou boa parte da cidade alagada. Entre as regiões mais afetadas estão o bairro dos Três Poderes e o Centro da cidade.

Veja imagens do alagamento na região central de Imperatriz

Com o volume de chuva, o Hospital Municipal Infantil de Imperatriz, que fica localizado na rua Pará, no Centro, ficou alagado. Funcionários e pacientes registraram como a unidade hospitalar ficou após cerca de uma hora de chuva.

A rua Benedito Leite, no Centro, onde fica o Hospital Municipal de Imperatriz, também está tomada pela água. Ninguém consegue trafegar pelo local por causa do alagamento.

Rua Benedito Leite, no Centro de Imperatriz . / Foto: Divulgação/Redes Sociais.
Rua Benedito Leite, no Centro de Imperatriz . / Foto: Divulgação/Redes Sociais.

Outro ponto de intenso alagamento é no bairro Jardim São Luís, na BR-010, onde a água chegou a entrar nas dependências de um shopping.

Nesta segunda (9), o Instituto de Meteorologia (Inmet) publicou um alerta vermelho para o acumulado de chuva no Maranhão. Segundo o órgão, há previsão de chuva entre os dias 9 e 16 de março em boa parte do Brasil, com destaque para grandes volumes de chuva em todo o Maranhão e centro-norte do Piauí, onde os volumes de precipitação podem alcançar até 200 mm.

Com a previsão de muita chuva, é necessário que motoristas redobrem os cuidados no trânsito.

Veja alguns cuidados que se deve tomar ao pegar estrada com chuva:

Pneus e limpadores de para-brisa em bom estado

O veículo só deverá trafegar com pneus em bom estado, pois os sulcos e os "biscoitos" do mesmo é que fazem a retirada da água do asfalto e lançam para as laterais. Em bom estado, determinados pneus conseguem retirar do leito de rolamento até 3L de água por segundo. Sem essa borracha o veículo pode aquaplanar e se envolver em acidente. Os limpadores do para-brisa devem estar em perfeito funcionamento, sem atrapalhar a visão do condutor.

Faróis acesos

Sob chuva é imprescindível manter os faróis acessos. Trafegar com eles acionados, em qualquer circunstância, é uma recomendação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) (mas ainda não é lei).

Reduzir a velocidade

A velocidade segura para dirigir com pista molhada é de 60 km/h. E se a chuva ficar muito intensa então é melhor parar o veículo e esperar o tempo melhorar.

Manter distância regulamentar do outro veículo

Uma das maiores causas de acidentes é dirigir muito próximo de outro veículo, o que pode provocar colisão traseira ou saída de pista. Com a pista molhada o perigo aumenta, pois o veículo perde aderência.

Uso do alerta

Muitos condutores tem dúvida se o uso do alerta sob chuva é certo ou errado. Tudo que venha ajudar a evitar acidentes é certo. O que pode favorecer a ocorrência de acidentes é errado, por isso que não é recomendado o uso do alerta sob chuva, pois os outros condutores não saberão a manobra que o veículo à frente vai tomar. O alerta é um dispositivo para ser usado quando o veículo está parado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.