Centenas de vítimas

Estelionatário abre correspondente bancário para aplicar golpes em Imperatriz

Para enganar as vítimas, era usada uma bandeira do Banco do Brasil.

Angra Nascimento / Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h20
As vítimas, cerca de 200 pessoas, são dos bairros Vilinha e Vila Redenção.
As vítimas, cerca de 200 pessoas, são dos bairros Vilinha e Vila Redenção. (Foto: Divulgação)

IMPERATRIZ – Nessa sexta-feira (12), a Polícia Civil desmontou um esquema de estelionato praticado por um homem, que se passava por Marcos Avelino, mas que na verdade é Avelino Aquino Pinto. Ele é acusado de abrir um correspondente bancário irregular e aplicar golpes em várias pessoas na cidade de Imperatriz.

Uma das vítimas é um homem, identificado apenas como Gilson, que pagou vários boletos, inclusive conta de energia, no banco postal e acabou levando um prejuízo de quase R$ 900. Muitas vítimas só ficaram sabendo do golpe após receberem a cobrança da dívida, que acreditavam terem pagado.

O banco postal funcionou, primeiramente, na Vila Redenção, na grande Cafeteira. Após várias denúncias de que o correspondente não estava repassando os valores recebidos para as empresas credoras, o posto foi fechado, sendo reaberto na Vilinha.

No outro bairro, o falso correspondente bancário funcionou durante duas semanas, sendo fechado nessa sexta, após supostos funcionários retirarem os computadores. Para enganar as vítimas, era usada uma bandeira do Banco do Brasil.

O homem acusado de estelionato é velho conhecido da polícia pelo mesmo crime, que começou a ser praticado na cidade de Grajaú. “O nome do acusado é Avelino Aquino Pinto. Ele usa um segundo nome, Marcos Avelino Filho de Aquino Pinto, mas esse nome é falso. Primeiramente, ele se estabeleceu na Vila Redenção, colocou um correspondente bancário, fez centenas de vítimas. Após ser descoberto, ele acabou migrando para a Vilinha, abrindo um segundo estabelecimento”, ressalta o delegado regional, Eduardo Galvão.

A polícia calcula centenas de vítimas aqui na cidade, nos dois locais, segundo o delegado regional. No entanto, só será feito um mandado de Prisão Preventiva na próxima segunda-feira (15), após a polícia ouvir pelo menos 10 vítimas de ambos os estabelecimentos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.