Conta de energia

Entenda como é feito o detalhamento das bandeiras tarifárias na conta de energia

Proposto pela Aneel o sistema de bandeiras é aplicado de forma igualitária em todo o país.

Imirante.com, com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h21
O sistema de bandeiras é aplicado de forma igualitária em todo o país.
O sistema de bandeiras é aplicado de forma igualitária em todo o país. (Divulgação /Assessoria )

IMPERATRIZ - Todo mundo já sabe que as bandeiras tarifárias são um sistema criado pelo Governo Federal para sinalizar ao consumidor os custos reais da geração da energia elétrica por usinas térmicas e podem ser classificadas em cores: verde, amarela e vermelha.

As cores indicam se a cobrança adicional custará mais ou menos dependendo da geração de energia no Brasil.

· A bandeira tarifária não é uma conta a mais e sim o custo da geração de energia elétrica que é cobrada todo mês, igualmente em todos os estados brasileiros.

· A bandeira tarifária vem descrita na conta de energia, no campo “Demonstrativo de Faturamento”.

· As cores das bandeiras tarifárias são as mesmas para todos os consumidores independentes da classe de consumo e é divulgado todo mês pela ANEEL.

· Os valores pagos nas contas de luz com as bandeiras tarifárias são repassados pela Cemar para o Governo Federal.

Outra informação importante e que tem gerado dúvidas é, podem vir cobradas duas bandeiras na conta de energia? A resposta é sim. Tudo vai depender do período de leitura. É importante que todos observem o período da leitura e as bandeiras cobradas em cada mês. Fazer o uso racional de energia elétrica e buscar alternativas como a troca de resíduos por desconto na conta de energia elétrica, são meios que o consumidor tem para minimizar o valor da fatura.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.