Eleições 2016

Eleições: começa o treinamento de mesários em Imperatriz

O treinamento começou nessa quinta-feira (1º) e vai até o dia 18.;

João Rodrigues/ Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h29
Mesários passam por treinamento para manusear urna eletrônica na ´primeira eleição totalmente biométrica de Imperatriz.
Mesários passam por treinamento para manusear urna eletrônica na ´primeira eleição totalmente biométrica de Imperatriz. (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom / ABr)

IMPERATRIZ – A Justiça Eleitoral deu início ao treinamento dos mais de 500 mesários que vão trabalhar nas eleições municipais do dia 2 de outubro em Imperatriz. A qualificação iniciada nessa quinta-feira (1º) vai se estender até o dia 18 de setembro, um período superior a duas semanas, bem diferente de eleições anteriores quando o tempo de duração era de uma semana.

O chefe do cartório eleitoral da 33ª Zona Eleitoral, José Conceição Sousa explicou que este ano as turmas, também, serão menores e o maior tempo se deve a necessidade de repasse de mais informações.

“Vamos ter praticamente três semanas para treinar os mesários, principalmente pelo fato da novidade da identificação biométrica. Então é necessário que o mesário tenha contato, de fato, com a urna eletrônica(...)”, argumentou o funcionário da Justiça Eleitoral.

Sousa lembrou que no treinamento deste ano as turmas de mesários serão menores para facilitar o aprendizado.

Também houve novidade em relação ao treinamento de mesários com a exclusão de alguns locais. A capacitação está sendo realizada no auditório da Universidade Aberta do Brasil (UAB), auditório da Unidade Regional de Educação, no Centro de Ensino Governador Archer, no campus da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e na Faculdade de Imperatriz (Facimp).

“O pessoal que mora para a região da Vila Nova, esta parte da cidade terá um acesso mais fácil para o local de treinamento daí por isso escolhemos a Facimp como um dos locais”, reforçou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.