Falta de água

Pela quarta vez, Caema reduz abastecimento em 50%

Caema enviou nota sobre problema na bomba, informando que já deu início ao conserto.

Tátyna Viana/Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h48
(Reprodução / Internet)

IMPERATRIZ - Desde o dia 17 de setembro, quando foi registrada a primeira pane em uma das bombas que faz a captação de água bruta do Rio Tocantins, já é a quarta vez que o problema se repete e o abastecimento de água na cidade fica reduzido em 50%.

Pela manhã, moradores reclamavam e pontuavam os bairros onde a falta d'água voltou a ser registrada nesta quarta-feira (26), mas só no fim da tarde, a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) enviou mais uma nota à imprensa informando apenas que o conserto da bomba já está sendo feito. Não há prazos para a conclusão ou detalhamento do que teria acontecido, o que sugere que pode ter sido registrado o mesmo problema das outras vezes, quando o eixo da bomba quebrou.

Os transtornos à população vão além do desconforto ou sacrifício de ter que buscar água em locais distantes e não fazer atividades rotineiras que dependem da água. Em algumas escolas da rede municipal houve suspensão das aulas por não ter como fazer a merenda dos alunos, fornecer água para beber ou higienizar os ambientes.

Imperatriz tem cerca de 250 mil habitantes, mais de 100 bairros, e mais de 65% dos domicílios recebem água tratada, segundo o IBGE. Somente duas bombas fazem a captação de água bruta do rio, para abastecer os reservatórios de distribuição em toda a cidade.

Quebra de contrato

No mês passado, a Câmara de Vereadores realizou uma audiência pública para discutir o Projeto de Lei Ordinária Nº 011/14 que prevê a quebra de contrato com a Caema, a municipalização e a terceirização do serviço de abastecimento de água e esgotamento sanitário.

Durante a audiência, o diretor comercial da Caema, João Serra, disse que já existem projetos para ampliar o abastecimento de água na cidade.

O Ministério Público (MP), representado pela promotora de Justiça Nahyma Ribeiro Abas, pediu o arquivamento do projeto alegando que a proposta era inviável pela falta de um Plano de Saneamento Básico Municipal. O plano já foi concluído e o projeto deve ser avaliado pelas Comissões de Obras e Meio Ambiente.

Nota enviada pela Caema nesta quarta (26)

"A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) informa que técnicos já estão trabalhando para resolver a pane na bomba 2 do sistema de captação de água de Imperatriz, reduzindo em 50% o abastecimento para população."

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.