Assitência Social

Restaurante Popular: reabertura será em dois meses

Quem garante é a secretária da Sedes Miriam Reis.

Jefferson Sousa / Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h54

IMPERATRIZ – O Restaurante Popular de Imperatriz está fechado há mais de quatro meses para reforma interna do prédio, que tinha conclusão prevista para março deste ano. Segundo a secretária de Desenvolvimento Social Miriam Reis, a demora se deu devido a problemas contratuais entre a empresa responsável pela reforma e a Caixa Econômica Federal, que prometeram entregar a reforma do restaurante em um prazo de dois meses a contar deste mês.

[e-s001]

Oferecendo mais de 600 refeições diárias a R$ 1,00 o restaurante já fechou suas portas durante duas semanas, em outubro do ano passado, por problemas na rede elétrica do prédio.

Na ocasião a secretária informou, ainda, que o prédio contará com equipamentos novos, reforma da instalação elétrica, abastecimento de gás e climatização.

De acordo com Mirian Ribeiro, “a nova estrutura do local ficará mais segura, adequada e, por consequência, a alimentação ainda mais saborosa”.

Tripé da alimentação

Em Imperatriz é desenvolvido dois projetos para subsidiar alimentação fornecida pelo Restaurante Popular: o Produção de Alimentos (P.A), que é o processo de hortas comunitárias voltadas para produção de grãos, frutas e verduras e o Banco de Alimentos, que tem a capacidade, segundo a secretária Mirian Ribeiro, de processar cerca de 800 kg de alimentos para distribuição de cestas básicas e, também, destinadas ao Restaurante Popular.

Em tese, o Restaurante Popular, a Produção de Alimentos e o Banco de Alimentos formam o tripé de abastecimento alimentício da cidade de Imperatriz, mas, segundo a secretária de Desenvolvimento Social, “essa estrutura não tem funcionado harmonicamente. A prefeitura tem mantido o restaurante com recursos próprios”. E completa com a informação de que o Banco de Alimentos, também, está sendo reformado.

Programa Fome Zero

O Restaurante Popular integra a rede de ações e projetos do programa Fome Zero, política de inclusão social realizada pelo Ministério de Desenvolvimento Social (MDS) em parceria com as prefeituras.

Em Imperatriz, o Restaurante fica localizado na rua Simplício Moreira, Centro da cidade, e atende a demanda de moradores, alunos e trabalhadores da região.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.