Copa do Mundo

Aumento do número de países na Copa do Mundo será definido em janeiro

A Fifa, entidade que comanda o futebol, se reunirá em congresso para definir a situação.

Gazeta Esportiva

Atualizada em 27/03/2022 às 11h28
O presidente da Fifa, Gianni Infantino, quer a Copa com maior número de seleções.
O presidente da Fifa, Gianni Infantino, quer a Copa com maior número de seleções. (Divulgação / Fifa)

ZURIQUE (SUÍÇA) - A Fifa já tem data para definir se a Copa do Mundo será disputada por 48 países. A entidade que comanda o futebol se reunirá em congresso entre os dias 9 e 10 de janeiro, e neste encontro será batido o martelo sobre a situação.

O presidente Gianni Infantino já se mostrou favorável ao aumento do número de participantes. Para a Copa de 2018, na Rússia, 32 países se qualificarão para o Mundial. Assim, se aprovado, o inchaço abrirá 16 novas vagas para o principal torneio de seleções do mundo.

“Discutimos, e agora faremos as avaliações. Na próxima reunião do Conselho, a decisão será tomada”, explicou o mandatário, durante encontro de dirigentes da entidade. Infantino garantiu que a resolução será voltada para o bem do futebol mundial: “Não vamos pensar em questões políticas ou financeiras”.

Segundo a agência AFP, membros do Conselho não são favoráveis ao inchaço da Copa do Mundo. Um dirigente, que pediu anonimato, afirmou que o presidente da Fifa vem fazendo muita pressão pela aprovação da ideia.

Outra possível mudança promovida pela Fifa é relacionada ao rodízio de continentes para escolher a sede dos Mundiais. Como a Copa de 2018 acontecerá na Europa, não haveria possibilidade de um país da região receber o evento em 2026, por conta da rotação.

A entidade definiu que, caso nenhuma outra nação preencha os requisitos necessários para sediar a competição, serão aceitas candidaturas de países europeus.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.