RIO DE JANEIRO - A Diretoria de Competições da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou, na noite desta terça-feira (20), os documentos técnicos e os grupos do Campeonato Brasileiro Série D, competição que será disputada por 68 equipes em 2018. De acordo com o planejamento da CBF, a Quarta Divisão começará no dia 22 de abril e terá a sua decisão realizada no dia 5 de agosto. Nesta edição, a Série D terá três equipes maranhenses: Moto Club, Cordino e Imperatriz.
Classificado para a sua segunda participação na Série D por ter sido vice-campeão maranhense em 2017, o Cordino foi sorteado para o Grupo 4, onde enfrentará o Ferroviário, vice-campeão cearense, o 4 de Julho, que faturou a Copa Piauí, e o Interporto, último vencedor do Campeonato Tocantinense.
Rebaixado da Série C em 2017 e sorteado no Grupo 5, o Moto Club enfrentará o Altos, atual campeão piauiense, o Assu, terceiro colocado do Campeonato Potiguar, e o Sparta, vice-campeão tocantinense.
Já o Imperatriz, que ficou na terceira posição do Campeonato Maranhense em 2017, terá duelos contra Guarani de Juazeiro, quarto colocado do último Campeonato Cearense, Belo Jardim, que ficou em quinto lugar no Pernambucano, e América de Natal, dono da terceira posição do último Campeonato Potiguar.
Os 68 times foram divididos em 17 grupos, com quatro equipes cada. Os times se enfrentam dentro de seus grupos, em turno e returno, totalizando seis rodadas. A partir da segunda fase, que conta com os líderes de cada chave e os 15 melhores vice-líderes, o sistema de disputa será mata-mata, em duelos de ida e volta, com a equipe de melhor campanha decidindo em casa e sem aplicação da regra do gol fora de casa. Os quatro semifinalistas da Quarta Divisão garantem o acesso para a Série C em 2019.
Confira os grupos do Campeonato Brasileiro Série D 2018:
A1: Rio Branco (AC), Manaus (AM), Macapá (AP) e Baré (RR)
A2: Plácido de Castro (AC), Santos (AP), Independente (PA) e Barcelona (RO)
A3: Nacional (AM), São Raimundo (PA), Real Desportivo (RO) e São Raimundo (RR)
A4: Ferroviário (CE), Cordino (MA), 4 de Julho (PI) e Interporto (TO)
A5: Moto Club (MA), Altos (PI), Assu (RN) e Sparta (TO)
A6: Guarani (CE), Imperatriz (MA), Belo Jardim (PE) e América (RN)
A7: ASA (AL), Jacuipense (BA), Central (PE) e Sergipe (SE)
A8: Murici (AL), Fluminense (BA), Campinense (PB) e Flamengo (PE)
A9: Santa Rita (AL), Vitória da Conquista (BA), Treze (PB) e Itabaiana (SE)
A10: Brasiliense (DF), Iporá (GO), Corumbaense (MS) e Dom Bosco (MT)
A11: Ceilândia (DF), Aparecidense (GO), Novoperário (MS) e Sinop (MT)
A12: Espírito Santo (ES), Itumbiara (GO), URT (MG) e Macaé (RJ)
A13: Atlético (ES), Uberlândia (MG), Americano (RJ) e Grêmio Novorizontino (SP)
A14: Caldense (MG), Maringá (PR), Madureira (RJ) e Linense (SP)
A15: Nova Iguaçu (RJ), Caxias (RS), Inter de Lages (SC) e Mirassol (SP)
A16: Cianorte (PR), Novo Hamburgo (RS), Tubarão (SC) e Ferroviária (SP)
A17: Prudentópolis (PR), São José (RS), Brusque (SC) e Mogi Mirim (SP)
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.