Troféu Mirante

Multicampeão Rafael Leitão cobra patrocínios a atletas

Principal nome do xadrez brasileiro participou do Troféu Mirante Esporte.

Paulo de Tarso Jr./Imirante Esporte

Atualizada em 27/03/2022 às 11h46
(Paulo de Tarso Jr / Imirante)

SÃO LUÍS – Se o Troféu Mirante Esporte se consolidou como a maior premiação esportiva do Maranhão, é preciso que os atletas mais consagrados do Estado se façam presentes e possam transmitir um pouco de conhecimento aos mais jovens. Na décima edição do Troféu Mirante Esporte, o Grande Mestre Internacional de Xadrez Rafael Leitão marcou presença no evento realizado na noite dessa quinta-feira (29) no Teatro Arthur Azevedo, em São Luís.

Heptacampeão brasileiro, octacampeão pan-americano, medalha de prata na Olimpíada de Xadrez em 2006 são algumas das inúmeras conquistas de Rafael Leitão. Um dos principais nomes do xadrez do Brasil destacou a importância do Troféu Mirante Esporte para o futuro do atleta.

“É um incentivo muito grande para o atleta se dedicar. A gente sabe das dificuldades de um atleta no Brasil e, às vezes, muita gente pensa em parar. Mas quando você tem um reconhecimento, isso dá força porque você está treinando no dia seguinte para render em alta performance, além de abrir portas para futuros patrocínios e dá chance para que os atletas se profissionalizem no futuro”, comentou.

Segundo Rafael, é preciso abrir as portas para os talentos do Maranhão. “Aqui [no Troféu Mirante Esporte] ele já está se destacando e mostrando que é um dos melhores no Estado e alçando voos mais altos. E isso abre os olhos de pessoas que gostam de esporte, de que querem ver o nome do Maranhão sendo premiado e trazendo boas notícias e não apenas notícias ruins com às vezes acontece. Isso acaba incentivando, abre portas. O futuro de um atleta, muitas vezes, pode depender de um incentivo como este”, explicou.

Enquanto torce por mais patrocínios no esporte, Rafael Leitão segue sua preparação para a disputa da Copa do Mundo de Xadrez, que ocorrerá no mês de setembro no Azerbaijão. Apesar de ser multicampeão, o Grande Mestre Internacional adquiriu a vaga para representar o Brasil e, consequentemente o Maranhão no evento, mas sua participação ainda depende de patrocínios. E olha que ele é o único brasileiro já classificado para a Copa do Mundo.

“Em 2015 eu tenho uma competição muito importante, que é a Copa do Mundo no Azerbaijão. Também estou em tratativas para ver se consigo um apoio para a viagem porque ela é muito cara e vai depender disso a minha participação. Mas este é o meu principal projeto de 2015”, concluiu.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.