Handebol

Maranhão fatura medalha de ouro na Copa Nordeste de Handebol

Ouro veio na disputa masculina. No feminino, Maranhão levou o bronze.

Paulo de Tarso Jr./Imirante Esporte

Atualizada em 27/03/2022 às 11h51
 Seleções masculina e feminina do Maranhão dão show na Copa Nordeste Cadetes de Seleções de Handebol. (Foto: Divulgação)
Seleções masculina e feminina do Maranhão dão show na Copa Nordeste Cadetes de Seleções de Handebol. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS – Brilhante. O Maranhão foi incrível na disputa da Copa Nordeste Cadete de Seleções de Handebol, competição realizada na cidade de Eusébio, no Ceará. Com direito a uma campanha com 100% de aproveitamento, a seleção masculina conquistou o título do torneio ao derrotar o Piauí na final por 38 a 36, no último sábado (23).

A vitória sobre os piauienses na decisão coroou a espetacular campanha dos meninos do Maranhão. Após uma primeira fase impecável, com triunfos sobre o Ceará (32 a 18), Rio Grande do Norte (33 a 30) e Alagoas (31 a 21), os maranhenses derrotaram Pernambuco na semifinal por 30 a 27 e avançaram para a disputa da medalha do ouro.

Na briga pelo ouro, o Maranhão encontrou um adversário complicado. Tanto que o Piauí terminou o primeiro tempo e boa parte da etapa final a frente no placar. A cinco segundo do fim do jogo, o Maranhão conseguiu o empate e levou a decisão para a prorrogação.

 Seleção masculina conquista ouro na Copa Nordeste Cadetes de Seleções de Handebol. (Foto: Divulgação)
Seleção masculina conquista ouro na Copa Nordeste Cadetes de Seleções de Handebol. (Foto: Divulgação)

No tempo extra, os meninos do Maranhão foram superiores. Na raça e com melhor condicionamento físico, os maranhenses impuseram um ritmo forte para vencer o Piauí por 38 a 36 e conquistar o título da Copa Nordeste Cadete de Seleções de Handebol.

Além do título, o Maranhão ainda teve dois jogadores na seleção do campeonato. O ala esquerdo Kayque Sá e o ponta esquerdo João Américo foram os melhores em suas posições e representaram o Maranhão na seleção do torneio.

Feminino

 Seleção feminina leva o bronze na Copa Nordeste Cadetes de Seleções de Handebol. (Foto: Divulgação)
Seleção feminina leva o bronze na Copa Nordeste Cadetes de Seleções de Handebol. (Foto: Divulgação)

Enquanto os meninos comemoravam a medalha de ouro, as meninas do Maranhão lutavam para conquistar a medalha de bronze. E as maranhenses foram verdadeiras guerreiras dentro de quadra. Com uma campanha com três vitórias e duas derrotas, o Maranhão garantiu o terceiro lugar no torneio feminino.

As maranhenses, que haviam vencido o Ceará na estreia da competição, foram superadas por Rio Grande do Norte (26 a 20) e Alagoas (30 a 20) nas rodadas seguintes. Precisando de duas vitórias para garantir um lugar no pódio, a Seleção Maranhense foi em busca deste objetivo e conseguiu dois triunfos expressivos. O primeiro deles por 37 a 13 diante de Pernambuco, equipe que veio a conquistar o título, e, o segundo, sobre o Piauí: 31 a 21.

Com a vitória sobre as piauienses, o Maranhão terminou a Copa Nordeste Cadete de Seleções de Handebol na terceira colocação. O título ficou com Pernambuco e, o vice-campeonato, com o Rio Grande do Norte.

A ala esquerda do Maranhão, a jovem Thaynara Muniz, ainda levou para casa maranhense três prêmios individuais. Além de ter sido a artilheira do torneio, a maranhense foi eleita a melhor atleta da competição e liderou a seleção do campeonato.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.