Proibição

Anvisa proíbe venda de duas marcas de gel antisséptico

Creme de Alisamento Amacihair Liso terá lote recolhido.

Portal Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h27
Os resultados do ensaio de grau alcoólico foram emitidos pelo Laboratório Central do Estado do Paraná.
Os resultados do ensaio de grau alcoólico foram emitidos pelo Laboratório Central do Estado do Paraná. (Foto: Reprodução/Internet)

BRASÍLIA - A venda do álcool para mãos Nexcare Gel Antisséptico foi proibida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) por flata de registro no órgão. Além de recolher todo o estoque, a empresa fabricante, Adhetech Química Indústria e Comércio Ltda., não possui autorização para distribuir ou divulgar o produto.

Outro item similar, também, interditado pela agência foi o álcool desinfetante Ciclo Gel 70, fabricado pela empresa Ciclo Farma Indústria Química Ltda. O lote 15011295 do produto apresentou valor de grau alcoólico fora do estabelecido. Os resultados do ensaio de grau alcoólico foram emitidos pelo Laboratório Central do Estado do Paraná.

Suspensão de alisante de cabelo

A Anvisa determinou, ainda, a suspensão da venda do lote 4/2 (val. 12/2018) do Creme de Alisamento Amacihair Liso. O teor de hidróxido de cálcio, componente químico do alisante, estava acima do valor permitido, que é de 4,8 - 5,0g/100g.

O Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS), órgão responsável pela emissão do laudo, constatou o resultado de 6,9 ± 0,5g/100g de lote do cosmético, comprovando um aumento de cerca de 2 gramas, além do permitido

A empresa Phitoteraphia Biofitogenia Laboratorial Biota Ltda. deve fazer o recolhimento do estoque do lote em questão. Todas as medidas sanitárias destacadas foram publicadas nessa quinta-feira (1º), no Diário Oficial da União.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.