Trânsito

Multa por falta de habilitação para "cinquentinhas" passa a valer

A infração é gravíssima, com multa no valor de R$ 880,41.

Imirante.com, com informações da Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h28
Não portar habilitação é infração gravíssima.
Não portar habilitação é infração gravíssima. (Foto: Divulgação)

BRASÍLIA - O aumento das multas de trânsito, estabelecido pela Lei nº 13.281, passa a valer hoje (1º). A nova legislação prevê sanções para quem conduzir ciclomotores, ou motos "cinquentinhas", sem habilitação ou permissão na categoria A ou Autorização para Conduzir Ciclomotor.

Leia também: Multas de trânsito ficam mais caras

Não portar um dos documentos mencionados é caracterizado como infração gravíssima, com multa no valor de R$ 880,41, sete pontos na carteira e retenção do veículo até apresentação de condutor habilitado.

A exigência de formação para conduzir as chamadas “cinquentinhas” já estava prevista na Resolução nº 572 do Denatran, com início da fiscalização em 1º de junho de 2016. Entretanto, a resolução não trazia as sanções em caso de descumprimento, que foram inseridas na lei que estabeleceu as modificações no Código de Trânsito. Como a aplicação dessas sanções está prevista para entrarem em vigor neste mês de novembro, quem já foi multado poderá recorrer.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.