Trânsito

Imperatriz inaugura bloco eletrônico de autuação no Maranhão

Sistema integra diversas bases de dados para proporcionar ao agente da lei, eficiência e segurança.

Tátyna Viana/Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h14
A iniciativa tem como objetivo dar maior praticidade, agilidade e segurança.
A iniciativa tem como objetivo dar maior praticidade, agilidade e segurança. (Foto: Divulgação)

IMPERATRIZ - A Secretaria de Trânsito de Imperatriz (Setran) iniciou nessa quarta-feira (27) o trabalho com o sistema eletrônico, em contrato com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).

Com a implantação do bloco eletrônico, a cidade tornou-se o primeiro município maranhense a adotar a tecnologia. A iniciativa tem como objetivo dar maior praticidade, agilidade e segurança, além de mais integração nos processos que compõem o ciclo de infração para órgãos autuadores, agentes de trânsito e o cidadão.

O diretor executivo da Setran, Ráder Leão, explica que o sistema integra diversas bases de dados para proporcionar ao agente da lei, eficiência e segurança na tomada de decisões, agilizando processos que vão desde o preenchimento de autos de infrações até o despacho de notificações, autuações de infratores e consulta de dados de condutores e de veículos registrados em todo o país.

A metodologia de trabalho do bloco eletrônico reconhece a marca e modelo do veículo fotografado, faz a conferência com os dados existentes na base nacional de veículos, verificando, por exemplo, se tem registro de roubo ou furto, e classifica as infrações em grupos de transgressões a serem validades ou invalidadas.

“Nosso município, por ser polo de comércio e educação, recebe um grande número de veículos de várias cidades vizinhas. Esperamos que esse sistema facilite a vida de todos que compõe o trânsito em Imperatriz e, com isso, possamos ser exemplo no gerenciamento das multas", declarou Ráder.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.