21 de abril

Você sabe por que o feriado em homenagem a Tiradentes existe?

A data homenageia o herói brasileiro Joaquim José da Silva Xavier.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h44
(Foto: Reprodução/Internet)

SÃO LUÍS - Todo brasileiro adora um bom feriado, aquela data que geralmente cai no meio da semana e serve para descansar o corpo e a mente. Mas o que alguns não sabem é o que faz tal data ganhar importância nacional. Hoje, 21 de abril, é comemorado o feriado de Tiradentes, dia que homenageia o herói brasileiro Joaquim José da Silva Xavier, um mártir da Inconfidência Mineira.

Caso você não saiba, a Inconfidência foi um plano de revolta que pretendia colocar fim no governo português aqui no Brasil. Esse plano foi motivado pela criação de uma série de impostos que visava garantir os lucros da atividade mineradora de Minas Gerais para Portugal. Insatisfeitos, alguns mineradores, intelectuais e proprietários de terras se reuniram para lutar por um governo mais justo e democrático.

Apesar de todo o planejamento, a revolta acabou não acontecendo. Todo o esquema foi denunciado por um envolvido que preferiu entregar seus parceiros em troca do perdão de dívidas. Dessa forma, as autoridades de Portugal investigaram os participantes e decretaram suas penas. Entre os condenados, somente Joaquim, conhecido como Tiradentes por ser dentista, foi condenado à morte. E assim, o Brasil ganhou um novo herói.

Apesar de ter morrido em 21 de abril de 1792, somente em nove de dezembro de 1965, durante a primeira fase do regime militar no país, o dia foi oficializado como feriado nacional. Agora que você já sabe o porquê da existência deste feriado, já pode aproveitá-lo se sentindo mais informado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.