Nesta quinta-feira

Veja o que abre e o que fecha no feriado de Tiradentes em São Luís

É preciso ficar atento às mudanças nos horários de funcionamento dos serviços e órgãos.

Imirante.com

Atualizada em 20/04/2022 às 12h09
Os estabelecimentos comerciais situados em ruas, avenidas, galerias e centros comerciais poderão abrir as portas.
Os estabelecimentos comerciais situados em ruas, avenidas, galerias e centros comerciais poderão abrir as portas. (Foto: Paulo Soares/O Estado)

SÃO LUÍS - Nesta quinta-feira (21), Dia de Tiradentes, o comércio, bancos, supermercados, órgãos públicos, entre outros, têm o horário de funcionamento alterado devido ao feriado.

Comércio

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA) informa que o comércio lojista da Grande Ilha (São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa) tem autorização para funcionar nesta quinta-feira (21), feriado nacional de Tiradentes.

Os estabelecimentos comerciais situados em ruas, avenidas, galerias e centros comerciais poderão abrir as portas nesse dia das 8h às 18h, enquanto as lojas situadas nos Shopping Centers poderão funcionar das 10h às 22h.

Para o funcionamento, as empresas deverão realizar o pagamento das horas trabalhadas com acréscimo de 100% sobre o valor da hora normal, uma vez que o trabalho nesse dia é considerado extraordinário. Além disso, deverá ser pago uma gratificação no valor de R$ 40,00 aos empregados convocados para o trabalho.

Órgãos Públicos

A Secretaria de Estado da Gestão, Patrimônio e Assistência dos Servidores (SEGEP) informa que, de acordo com o Decreto Estadual nº 37.205, de 22/11/2021, não haverá expediente nesta quinta-feira (21), devido ao feriado nacional em que se comemora o dia de Tiradentes. A Segep reforça que serão mantidos os serviços considerados de natureza essencial. As atividades serão retomadas, normalmente, na sexta-feira (22).

Bancos

As agências bancárias não vão funcionar nesta quinta-feira (21). Os clientes que preferirem antecipar o pagamento de boletos, podem usar os canais eletrônicos, internet banking e correspondentes. O funcionamento das agências bancárias retomarão as suas atividades nesta sexta-feira (22).

Lotéricas

O Sindicato dos Lotéricos informou que as casas lotéricas irão fechar nesta quinta-feira (21) e só voltarão a funcionar em expediente normal nesta sexta-feira (22).

Shoppings

Lojas, quiosques, praça de alimentação, cinema e lazer estarão abertos ao público no horário até às 22h. Lotérica, banco e cartório estarão fechados. Supermercado abre até às 22h.

Supermercados

Os supermercados vão funcionar normalmente nesta quinta-feira (21), que é comemorado o feriado de Tiradentes.

Correios

Os Correios irão abrir algumas agências nesta quinta-feira (21), feriado de Tiradentes. Em São Luís, as seguintes unidades irão prestar atendimento ao público:

- Agência de Correios do Shopping do Automóvel (avenida dos Holandeses, s/n, Shopping do Automóvel – Calhau. São Luís)

- Agência de Correios do Turu (avenida São Luís Rei de França, 04 – Jardim Eldorado. São Luís)

A rede de atendimento estará aberta normalmente na sexta-feira (22).

Energia elétrica

A Equatorial Maranhão informa que as agências de atendimento presencial, credenciados e postos E+ Reciclagem não funcionarão, em todo o Maranhão nesta quinta-feira (21). A Distribuidora orienta que os clientes antecipem sua reciclagem ou ida aos pontos de atendimento, caso desejem resolver algo presencialmente, ou aguardem o retorno das atividades nesta sexta-feira (22).

Serviços como informar falta de energia, emitir código para pagamento, segunda via de conta, consultar débitos, solicitar religação ou realizar cadastro de tarifa social baixa renda podem ser realizados pelos Canais de Atendimento 24h da distribuidora.

INSS

Nesta quinta e sexta-feira, as agências do INSS não funcionarão. O Instituto iniciou o reagendamento dos atendimentos marcados para a próxima sexta-feira (22) devido ao ponto facultativo autorizado pela Portaria ME nº 3.413, de 18 de abril de 2022. Os segurados que estão marcados para dia 22 de abril devem confirmar seu agendamento pelo aplicativo Meu INSS ou ligar para o telefone 135, que funciona de segunda a sábado, de 7h às 22h.

Vacinação

 

Por causa do feriado, a Prefeitura de São Luís informou que não haverá vacinação contra a Covid-19 na quinta-feira (21). A vacinação será retomada na sexta-feira (22).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.