Segurança Pública

Conselho Comunitário de Segurança é instalado em Urbano Santos

Divulgação/TJ-MA

Atualizada em 27/03/2022 às 12h07

URBANO SANTOS - As atividades de prevenção da criminalidade e a manutenção da ordem e segurança em Urbano Santos ganharam reforço nessa quarta-feira (12), com a instalação do Conselho Comunitário de Segurança. A iniciativa é resultado de uma parceria entre Poder Judiciário, Ministério Público e Polícia Civil e a instalação contou com a presença da juíza titular da comarca, Odete Maria Pessoa Mota, além de representantes das instituições parceiras.

Na ocasião, foi formada a Diretoria Executiva Provisória do órgão, com mandato de dois anos e composta por coordenador Executivo, coordenador Adjunto, coordenador Administrativo e coordenador Fiscal.

Durante o evento, a magistrada, que participa do conselho como membro de honra (tem direito a voto, mas não é obrigada a participar de todas as reuniões), falou aos presentes sobre a importância do órgão como agente de prevenção da criminalidade na comarca.

Além da magistrada, o Conselho Comunitário de Segurança de Urbano Santos conta ainda com a participação de uma servidora do fórum da comarca.

Ouvidoria

Na expectativa da magistrada, o conselho, que congrega representantes de diversos segmentos - a exemplo de Igreja, sindicatos e associações - pode funcionar como uma espécie de ouvidoria da comarca e ser a voz da população para nortear as iniciativas das instituições com poder de ação.

Para as reuniões com vistas à viabilização da iniciativa do delegado de Polícia Civil da comarca, Márcio de Moraes, idealizador do conselho, a juíza disponibilizou as instalações do Fórum de Urbano Santos, onde os membros empossados devem se encontrar no próximo dia 26, quando discutem alterações no Estatuto e as ações do órgão.

Para ler mais notícias do Imirante, clique em imirante.com. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.