Pela segunda vez

Estudante da rede pública do Maranhão vence concurso nacional de poesias

O aluno da rede de ensino de Timon terá seu poema publicado em livro a ser lançado neste mês.
Imirante.com, com informações da Assessoria05/06/2020 às 08h29
Estudante da rede pública do Maranhão vence concurso nacional de poesiasGustavo Augusto Mariano de Oliveira Júnior competiu com 3 mil inscritos. (Foto: Divulgação)

TIMON - O estudante Gustavo Augusto Mariano de Oliveira Júnior, do 2º ano do Ensino médio do Centro Educa Mais Jacira de Oliveira, em Timon, conquistou, pela segunda vez, uma competição nacional de poesias. Desta vez, ele venceu o concurso nacional de poesias promovido pela editora Trevo, de São Paulo, com o poema “A essência do amor”. O anúncio foi feito na última terça-feira (2).

O jovem maranhense foi classificado em um universo de 3 mil inscritos de todo o Brasil no concurso intitulado “Poesia agora”, que está na sua 10ª edição. O estudante será premiado com a publicação de seu poema no livro “Antologia poesia agora”, que será lançado 22 de agosto deste ano.

Em abril, Gustavo Augusto foi classificado no concurso nacional “novos poetas, poesia livre 2020”, cuja premiação, também, será a publicação de seu poema no livro “Poesia livre 2020”, com lançamento previsto para o dia 30 de junho.

“Eu me sinto muito feliz com a minha classificação neste concurso, porque de uma certa forma, vai contribuir no meu currículo literário, vai contribuir na minha carreira como poeta, porque é meu sonho ser escritor, ser um poeta, e nada disso eu não teria conseguido se eu não tivesse a ajuda da equipe Jacira, de toda gestão, professores e amigos. Então esse concurso, para mim, foi muito satisfatório porque nele eu consegui cumprir uma das minhas metas, que foi dar o meu melhor”, enfatizou o estudante.

O gestor geral da escola da rede estadual, Gideão Santes, falou da alegria e do privilégio de ver a conquista do aluno em mais uma etapa de nível nacional. “Em 26 anos de atividades do magistério, eu nunca me senti tão realizado em trabalhar em uma escola em tempo integral. E para nós, é uma satisfação e alegria ver como esses alunos adentram à escola, e fazer com que este aluno seja descoberto, instigado e assim descobrir seu verdadeiro formato como ser humano e como protagonista da sua própria história, fazer parte disso contribui para nossa formação como ser humano e profissional, e é dessa forma que queremos que nossos alunos estejam preparados, e percebam essas oportunidades e agarrem como chance de conseguir seus objetivos e metas”, destacou.

“Eu sempre tive o gosto pela leitura, eu sempre tive o gosto de escrever, mas a questão da poesia eu me dei conta mesmo no Jacira, porque eu já escrevia e uma professora me incentivou e me ajudou olhando minhas poesias, e aquilo foi me dando estímulos, até que surgiu a matéria “Projeto de vida”, uma matéria ímpar, que me fez tomar um rumo em minha carreira poética, porque eu estava fora de si. A matéria veio me resgatar e me mostrar um foco, e esse resultado veio consequentemente da minha classificação no concurso”, concluiu o estudante Gustavo Augusto.

Poema premiado

A ESSÊNCIA DO AMOR

O Amor é a essência da vida
Que precisamos exalar
O amor é um perfume
Que devemos nos passar
Quem já tem esse cheiro
Que possamos cheirar
O amor é base firme
Quem tem, nunca cai
O amor sempre fica
O amor nunca se vai
O amor é transcendente
O amor lhe satisfaz
O amor é intenso
Mas, também sacrificante
O amor é algo que mexe
Com todos, a cada instante
O amor se renova
Se renova, de forma constante.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal no Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99209-2383.

© 2019 - Todos os direitos reservados.