Cargos na prefeitura

MP-MA requer nomeação de aprovados em público

Foi fixado o prazo de 30 dias para que o município faça a substituição dos contratados.

Divulgação/MP-MA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h29
Ajuizada em abril pelo promotor de Justiça Thiago de Oliveira Costa Pires, a ação foi motivada pelo grande número de servidores municipais sem concurso público ocupando cargos na Prefeitura de Sucupira do Norte.
Ajuizada em abril pelo promotor de Justiça Thiago de Oliveira Costa Pires, a ação foi motivada pelo grande número de servidores municipais sem concurso público ocupando cargos na Prefeitura de Sucupira do Norte. (Arte: Imirante.com)

SUCUPIRA DO NORTE - Em atendimento a Ação Civil Pública do Ministério Público do Maranhão (MP-MA), a Justiça determinou que a Prefeitura de Sucupira do Norte se abstenha de realizar novos contratos temporários ou de servidores de comissionados, ressalvadas as hipóteses excepcionais, desde que individualizadas e justificadas detalhadamente.

Ajuizada em abril pelo promotor de Justiça Thiago de Oliveira Costa Pires, a ação foi motivada pelo grande número de servidores municipais sem concurso público ocupando cargos na Prefeitura de Sucupira do Norte.

Na decisão judicial, publicada em 3 de agosto último, foi fixado o prazo de 30 dias para que o município faça a substituição dos contratados a título precário, cujas atividades tenham sido objeto do concurso público regido pelo Edital n° 001/2014, mediante convocação e posse dos aprovados, obedecida à ordem de classificação, inclusive de excedentes.

Também foi determinado que a prefeitura forneça, em 30 dias, à Promotoria de Justiça da Comarca de Sucupira do Norte a lista completa de servidores da administração municipal, indicando o nome, cargo ocupado, função desempenhada, data de admissão, forma de provimento e o respectivo salário.

Em caso de descumprimento, o prefeito deverá pagar multa diária de R$ 1 mil até o limite de R$ 100 mil, sem prejuízo da eventual configuração de crime de desobediência ou responsabilização civil por improbidade administrativa.

Na Ação Civil, o Ministério Público solicitou, ainda, que um novo concurso seja realizado, no prazo de um ano.

Irregularidades

Em outubro de 2015, o MP-MA abriu investigação para apurar contratações irregulares de pessoal, após denúncia de um aprovado no concurso público referente ao Edital nº 01/2014,

Em 19 de janeiro de 2016, diversos aprovados no concurso relataram ao MP-MA a contratação de agentes públicos pela Prefeitura de Sucupira do Norte sem concurso público.

Outros depoimentos foram tomados e o próprio prefeito, após diversos pedidos da Promotoria de Justiça para que revelasse a lista de servidores, confirmou a existência de contratados sem concurso público, embora não tenha revelado a quantidade nem a identidade dos funcionários.

O Ministério Público verificou, ainda, a existência de uma Ação Civil Pública, cuja liminar foi deferida em 6 de fevereiro de 2016, obrigando o município a realizar concurso público e de se abster de contratar servidores sem concurso.

Na ação, o promotor de justiça ressaltou que a decisão relativa à ACP não foi cumprida, mesmo com a multa diária arbitrada.

Em março de 2016, o MP-MA expediu Recomendação para que, de forma imediata, o Município se abstivesse de contratar e renovar contrato com todos os servidores que ocupassem cargos para os quais já havia aprovados em concurso.

A Prefeitura alegou que não poderia atender a manifestação do Ministério Público porque o concurso tinha sido suspenso pela Justiça. Porém, a suspensão liminar já havia sido revogada, em 16 de abril de 2015, ou seja, quase um ano antes da Recomendação do MP-MA.

“Não há limites, portanto, para a administração municipal de Sucupira do Norte. As ilegalidades não cessam. O disparate também não. Todos os meios e modos são utilizados para descumprir as leis e não atender as requisições do Ministério Público”, destacou, na ação, o promotor de justiça Thiago de Oliveira Costa Pires.

O município de Sucupira do Norte fica localizado a 511 km de São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.