Doação de sangue

MA realiza campanha para doação de sangue nesta quarta-feira (24)

A Secid receberá o caminhão de coleta e doadores na sede da secretaria.

Imirante.com, com informações da Secid

- Atualizada em 26/03/2022 às 19h02
No ano de 2021, houve uma queda de 40% no número de doações.
No ano de 2021, houve uma queda de 40% no número de doações. (Foto: Paulo Soares/O Estado)

SÃO LUÍS - O Governo do Estado, por meio das secretarias das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid) e da Gestão, Patrimônio e Assistência aos Servidores do Maranhão, realiza uma campanha para doação de sangue nesta quarta-feira (24). A ação tem o objetivo de mobilizar servidores e público em geral para contribuir com o banco de bolsas de sangue do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar).

A Secid receberá, nesta quarta, o caminhão de coleta e doadores na sede da secretaria que está localizada na Avenida Getúlio Vargas, no bairro Monte Castelo, em São Luís, das 9h às 16h. A ação integra o projeto Servidor Cidadão e tem como público-alvo também os familiares e amigos dos servidores do Governo do Maranhão.

Requisitos básicos para ser doador de sangue:

– Apresentar documento oficial com foto, expedido por órgão oficial;
– Estar bem de saúde;
– Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos. Menores (16 e 17 anos) só doam mediante consentimento formal do responsável legal;
– Pesar acima de 50 kg;
– Dormir bem;
– Não estar em jejum;
– Não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes da doação;
– Não ter se exposto a situação de risco que favoreça a contaminação por doenças transmissíveis.

Semana do Doador Voluntário de Sangue

Nessa segunda-feira (22) Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizou a abertura da Semana do Doador Voluntário de Sangue. O evento aconteceu no Centro de Hematologia e Hemoterapia (Hemomar).

Na abertura da Semana do Doador Voluntário de Sangue foi feito o lançamento da nova carteirinha do doador, importante ferramenta de incentivo à captação de doadores e controle por parte do Hemomar. Houve também apresentação do Grupo Hemosom, formado por colaboradores do hemocentro que levaram música e alegria, e um bolo em comemoração à abertura da campanha.

Doações

No ano de 2021, houve uma queda de 40% no número de doações. Atualmente, são feitas de 100 a 150 doações de sangue por dia. “A intenção é que consigamos conscientizar mais pessoas para a importância da doação de sangue, do quanto esse líquido precioso é importante para salvar vidas. As pessoas precisam ser doadoras voluntárias, essa é a nossa intenção, que as pessoas entendam que é um ato de amor, que as pessoas não doam só sangue, doam amor”, ressaltou a diretora geral do Hemomar, Clícia Galvão.

O Hemomar funciona de segunda a sexta, das 7h30 às 18h, e aos sábados, das 7h30 às 12h.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.